Região

Publicado: Sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mais de 600 pessoas se cadastram para doação de medula em Salto

Ação foi uma parceria entre a prefeitura e a Ong Asa Morena.

Crédito: Divulgação/AI Salto Mais de 600 pessoas se cadastram para doação de medula em Salto
Fila para doação de medula no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat (São Camilo)

A Campanha para cadastro de doadores de medula óssea, promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Salto em parceria com a Ong Asa Morena, realizada no dia 9 de maio, contou com participação de 664 pessoas que foram até o Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat (São Camilo).

A ação contou com o apoio do Hemonúcleo Regional de Jaú e foi realizada com uma equipe formada por mais de 50 profissionais que atenderam todos aqueles que compareceram ao local.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Paulino Evangelista, avaliou como positiva a Campanha. “O resultado da grande participação é muito significativo, principalmente se considerarmos o caráter solidário e a importância deste tipo de ação de Saúde Pública”.

Daniel explica que não havia como prever o número de participantes, porém esperava-se um grande público. “Como tínhamos mais de 50 profissionais envolvidos, todas as pessoas que chegaram ao local até às 12 horas, foram atendidas. Em momentos em que existe um grande fluxo de pessoas é necessário calma e paciência, para que os trabalhos sejam realizados da melhor forma”.

Para o presidente da Ong Asa Morena, Fábio Hernandes Castilho, Salto demonstrou seu lado solidário ao participar da Campanha. “O povo saltense mostrou o tamanho de seu coração solidário neste dia 9 de maio. A Campanha superou nossas expectativas e o lindo gesto de cada um dos que estiveram para fazer o bem, supera qualquer problema”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, dos cadastros realizados, cerca de 65% foram mulheres e 35% homens, sendo que a faixa etária que mais contribui foi de pessoas com 30 a 39 anos (41% dos cadastros), seguida de pessoas na faixa entre 18 e 29 anos, representando 27% dos cadastros.

Para o prefeito Juvenil Cirelli, a Campanha demonstrou a solidariedade do povo saltense em ajudar o próximo. “Sempre costumo dizer que ninguém faz nada sozinho, e esta Campanha envolvendo Poder Público, Sociedade Civil, voluntários mostra que a união e o trabalho em equipe sempre frutifica no bem comum. Com certeza esses cadastros poderão futuramente fazer a diferença para aqueles que precisam de doadores”.

Doação

Em Salto, o garoto Felipe, de 9 anos, sofre de aplasia medular e está em busca de um doador compatível. Esta ação de cadastro é mais uma chance para localizar um doador. No Brasil devido a mistura racial, a dificuldade para encontrar um doador é muito maior, atingindo em média, 1 doador compatível a cada 100.000.

O material coletado pelo Hemonúcleo de Jaú entrará no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) dentro de aproximadamente 30 dias, conforme forem sendo cadastrados. Ainda que não contemple o caso do menino Felipe, por meio dos cadastros podem surgir doadores para outros pacientes cadastrados no Redome.

Comentários