Região

Publicado: Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Indaiatuba inaugura Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Ambulatório fica no Hospital Dia "Dr. Renato Riggio Júnior".

Crédito: Eliandro Figueira - SCS/PMI Indaiatuba inaugura Ambulatório de Moléstias Infecciosas
O novo espaço permite aos pacientes que procuram atendimento, um acolhimento diferenciado

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas (MI) foi inaugurado no dia 28 de janeiro, no Hospital Dia "Dr. Renato Riggio Júnior" em Indaiatuba. A prefeitura investiu R$269 mil na construção do anexo, que receberá o Serviços de Atenção Especial (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde.

O ambulatório atende pacientes de HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, entre outras. O novo espaço permite aos pacientes que procuram atendimento, um acolhimento diferenciado e sigiloso, com uma recepção exclusiva.

A ampliação totalizou 97,50m² de área, divididos em quatro novos consultórios, sendo um de pré-consulta, recepção, sala de espera, sanitários acessíveis, sala de coleta, sala de coordenação, sala de medicação, copa e arquivo.

O SAE permite que o paciente faça os exames DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e recebam o resultado em apenas meia hora. Caso seja positivo para algumas das doenças é feito todo o processo de aconselhamento e de forma sigilosa. O teste é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde, é utilizado, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.

O prefeito de Indaiatuba, Reinando Nogueira, que esteve presente na inauguração declarou que pretende estender o atendimento do Hospital Dia (HD) também para o período noturno, mas para isso está sendo feito um estudo de viabilidade. "Quantos municípios tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não conseguem tocar, devido à falta de recursos para o custeio. Queremos que nossa população seja confortada e tenha um atendimento correto".

Também estavam presentes na inauguração, o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro, o superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar, o vereador, Massao Kanesaki e a enfermeira e coordenadora do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (MI), Pâmela Tobaldini dos Santos.

O MI tem cadastrados até dezembro de 2015, 777 pacientes, e atende em consultas 150 pacientes/mês. São feitos cerca de 100 testes rápidos por mês para HIV/Aids, 50 testes de tisiologia, 10 de hanseníase e 150 entregas de medicação para pacientes cadastrados.

O novo ambulatório está localizado no Hospital Dia "Dr. Renato Riggio Júnior", que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, s/nº - Indaiatuba/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3825-6440.  

Comentários