Região

Publicado: Sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Filme de adolescentes do CRAS conquista 1º lugar no II Curta Salto

Premiação ocorreu na noite de 24 de novembro.

Crédito: divulgação/AI Salto Filme de adolescentes do CRAS conquista 1º lugar no II Curta Salto
Criadores do filme "Pietá" recebendo a premiação

O filme "Pietá", feito por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conquistou na noite de 24 de novembro, o 1º lugar na Mostra Comunidade no II Curta Salto.

Elaborado através do Ponto de Cultura "Anselminhos, Pagadores de Promessas", o curta metragem teve como oficineiros: Monica Ogaya, Robson Fernandes, Larissa Duarte e Fernando Gonçalves, e foi desenvolvido em sete oficinas, realizadas nos meses de setembro e outubro, no Museu “Ettore Liberalesso” em Salto.

A criação coletiva é assinada por Rafaela Cristina Monteiro, Yasmin Nicole Oliveira, Micaele de Lima, Felipe Santos, Maicom Galdino, Lilian Sola Santiago, André Heck, Rafael Michelato, Larissa Gomes e Gabriel Lima, e traz em sua sinopse a história de um rapaz que comete um roubo e é detido por um grupo de pessoas que resolvem fazer justiça com as próprias mãos. Neste grupo, há uma mulher que não imagina a surpresa que o destino lhe prepara naquele momento.

Além de "Pietá", a Mostra Comunidade contou com os vídeos "Das Dores" e "Compromisso", produções elaboradas também através do ponto de cultura "Anselminhos, Pagadores de Promessas" (projeto em parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Salto - Secretaria de Cultura e o Ceunsp - Faculdade de Artes, Comunicação e Designer). O curta vencedor teve também o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

A experiência

Micaele de Lima, Felipe Santos e Maicom Galdino, que participaram do curta, afirmaram que a experiência foi muito positiva e que se forem convidados, no próximo ano, participarão. "Nós gostamos bastante de participar do filme e se no ano que vem formos chamados, estaremos dentro de novo. No começo, acho que a maioria, foi mais por ir mesmo. Não acreditávamos muito que daria tão certo, que teríamos capacidade pra fazer", disse Maicom Galdino, que participou da direção do curta.

Micaele, que estava na pele da moça que tem sua bolsa roubada, contou como foi escolhido o tema abordado no filme. "Em um dos primeiros encontros, cada um escreveu uma palavra em um papel e depois, foram votados os temas sugeridos. Acabamos escolhendo a violência, por ser um tema forte e que é bem a realidade".

A jovem falou ainda das dificuldades encontradas."O mais difícil de tudo acredito que tenha sido interpretar. Quase todas as cenas tivemos que gravar várias vezes exatamente por isso. Muitas vezes dávamos risada".

Já Felipe, que interpretou o ladrão (protagonista do filme), falou da alegria de todos quando foi anunciado "Pietá" como o vencedor: "Nossa, foi uma festa. Ficamos muito, muito felizes, ainda mais porque no comecinho das oficinas, não acreditávamos muito em nosso potencial".

A psicóloga Flávia Maria Scigliano, que atende no CRAS do Santa Cruz e que estava com eles na premiação, contou que todos estavam muito ansiosos. "Eles estavam muito ansiosos por dois motivos: não tinham visto o curta pronto ainda, com a edição, e pela própria premiação. Assim como eles, nós daqui do CRAS, ficamos muito felizes".

II Curta Salto

O II Curta Salto - Festival de Cinema de Salto, aconteceu de 21 a 24 de novembro, atendendo a diferentes públicos por meio de programação rica e variada. Produzido pela empresa Efeito, o projeto foi contemplado pelo Proac Edital, sob a realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura da Estância Turística de Salto, Sala Palma de Ouro, Museu Cidade de Salto e a Fcad no Ceunsp.

Segundo a idealizadora do evento, Lilian Solá Santiago, o Curta Salto se firmou como um evento abrangente, cumprindo com seu objetivo de exibir produções audiovisuais de qualidade na cidade da Palma de Ouro de Anselmo Duarte. "O festival estabeleceu uma forte parceria entre estudantes de cinema, comunidade e poder público, que só tende a crescer e ampliar, pois se mostrou extremamente proveitoso para todos os envolvidos", comenta Lilian.

A exibição ao ar livre (adiada para a noite de 22 devido à previsão do tempo) foi uma experiência incrível, levando para o Pavilhão das Artes quase 500 pessoas, que puderam curtir o documentário “Fios do Passado”, de Lilian Solá Santiago, e o filme brasileiro candidato ao Oscar 2016 - "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, com farta distribuição de pipoca.

As oficinas de Poética Visual, Roteiro e Videomapping atenderam mais de 40 pessoas que participaram ativamente dos encontros. No bate-papo com Claudia Canto, os estudantes de cinema presentes, tiveram a rara oportunidade de ouvir sobre o processo do grupo Kino-Olho, de Rio Claro, rumo à Cannes, e com Paula Yida, da São Paulo Cine, tiveram acesso a uma inédita pesquisa sobre mercado e formação para cinema no Brasil.

Apesar da chuva, a Mostra Infantil divertiu o público que compareceu para assistir os filmes paulistas selecionados exclusivamente para a ocasião.

As mostras Comunidade e Salto atraíram centenas de pessoas à Sala Palma de Ouro nos dois dias de exibição. O resultado da Oficina de Videomapping foi projetado no Foyer, na sessão de premiação. Na Mostra Salto, os jurados propuseram Menção Honrosa para o filme “Terra Roxa” de Leandro Alves, e o prêmio de Melhor Filme para “Manolo Barbeiro” de Victor Cecchino.

Comentários