Região

Publicado: Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Espaço Cultural Barros Junior completa 140 anos de história

Entidade saltense realiza cerimônia solene no dia 20.

Crédito: Drika Trevisan Espaço Cultural Barros Junior completa 140 anos de história
Alunos do Espaço juntamente com integrantes do Coral Vozes Afro no encerramento do espetáculo "Um Sonho Literal", de 2017

A Sala Palma de Ouro será palco da cerimônia solene em comemoração aos 140 anos do Espaço Cultural Barros Junior (Associação Cultural Corporação Musical Saltense), às 19h30, de 20 de dezembro (quinta-feira), sob entrada livre e gratuita.

O evento contará com apresentações dos alunos das oficinas artístico-culturais da entidade, além das participações especiais dos grupos: Camerata do Conservatório Maestro Henrique Castellari, Quarteto de Clarinetes da Corporação Musical União dos Artistas de Itu, Banda Gomes-Verdi, Coral Canto da Terra, Grupo Abadá Capoeira, Coral Vozes Afro e Instituto Encontro. Muitas homenagens serão feitas na noite que contará resumidamente a história destes 140 anos de muitos feitos artísticos, inclusive, Dr. Barros Jr. - que este ano completou 100 anos de falecimento – será saudosamente lembrado.

Já está em exposição no foyer da Sala Palma de Ouro, até a noite da cerimônia, uma coletânea de imagens, objetos e memórias do Espaço, de forma colorida e lúdica, para que pessoas de todas as idades possam se aventurar a uma viagem no tempo, pela cultura saltense.

A Sala Palma de Ouro fica à Rua Prudente de Moraes, 580, no Centro de Salto. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência ao espetáculo.

Sobre o Espaço Cultural Barros Junior

Em atividade há 140 anos o Espaço Cultural Barros Junior - uma das entidades mais antigas do Estado - foi fundado no Período Imperial, em 24 de dezembro 1878. De lá para cá passou pelas formações musicais: Grêmio, Banda, Corporação, Orquestra e Coral, para hoje ser um Espaço que agrega música a outros estilos artístico-culturais, como teatro, dança, artes plásticas, etc., atendendo pessoas de 03 a 75 anos, sendo grande parte deles estudantes de escolas públicas, deficientes, afrodescendentes e também pessoas com vulnerabilidade social.

Possui os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual e desde 2010 é Ponto de Cultura, este último graças a um convênio firmado com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. Já foi contemplado pelo Proac Editais em 2014 e 2015, respectivamente com os projetos “Oficinas Culturais e Espetáculos Artísticos” e "Reestruturação da Reserva Técnica e Implantação do Centro de Conservação do Museu da Cidade de Salto”. Desenvolve projetos culturais diversos junto a Prefeitura da Estância Turística de Salto desde 2014, por meio de editais.

Possui sede própria, cuja pedra fundamental é de 1919, e que já passou por três significativas reformas e ampliação: em 2002 o piso inferior foi reformado, com a construção do mezanino e um acesso à laje; o piso superior foi erguido e coberto em 2009; já em 2013, foi finalizado e decorado. Todas as ações aconteceram graças à ajuda de parceiros que adotaram o local por entenderem a importância do Espaço e das atividades desenvolvidas para com a comunidade.

O Espaço Cultural Barros Junior realiza eventos culturais como saraus, palestras, encontros e espetáculos musicais, promovendo o intercâmbio e a integração entre artistas e parceiros, e incentivando a formação de plateia. Meio ambiente, cidadania, questões sociais, artes, sensibilidade e respeito, são temas que o espaço trabalha constantemente, no intuito de fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento entre os participantes.

O desenvolvimento dos processos artísticos e criativos continuados resultaram em uma história sólida e de destaque, que com essa formação multicultural atual já acumula 11 espetáculos musicais, além da criação da cia. experimental [insira aspas] que representa de forma mais madura o trabalho realizado pela entidade, angariando inclusive, muitos prêmios da área.

Comentários