Região

Publicado: Quarta-feira, 27 de abril de 2016

Conservatório Municipal de Salto receberá doação de equipamentos

Evento marcará lançamento da campanha de 50 anos da escola.

Conservatório Municipal de Salto receberá doação de equipamentos
O Conservatório Maestro Henrique Castellari, completa 50 anos em 20 de agosto

A doação de R$13 mil em equipamentos para o Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, de Salto, marcará o lançamento da campanha pelo cinquentenário do estabelecimento no dia 2 de maio (segunda-feira). A oficialização da doação está marcada para as 20 horas, no Auditório Maestro Gaó, e contará com a apresentação do Concerto de Outono em Homenagem ao Trabalhador, pela orquestra Sinfônica e Camerata de Cordas do Conservatório.

O Conservatório Maestro Henrique Castellari, completa 50 anos em 20 de agosto. Inaugurado em 1967, conta hoje com 31 professores, 10 funcionários e tem 1.024 alunos matriculados (crianças, jovens e adultos). “Para se ter uma ideia, o Conservatório de Tatuí, que é um dos maiores do estado de São Paulo, atende a 2.200 alunos”, observa o Secretário Municipal de Cultura de Salto, Marcos Pardim.

Segundo o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, mais de R$2 milhões são investidos por ano no Conservatório, incluindo a folha de pagamento. “Porém, o prédio onde ele se localiza ficou muitos anos sem receber qualquer tipo de melhoria e hoje está muito deteriorado”, observa o Prefeito. “Estamos licitando uma obra de reforma daquele espaço com recursos próprios, porém ainda não será suficiente”, salienta.

A Secretaria de Cultura, juntamente com a diretoria do Conservatório e a Associação Amigos do Conservatório de Salto, constituiu uma comissão para conduzir uma campanha para arrecadar fundos para complementar a revitalização do prédio. Essa Comissão é constituída de representante da Secretaria de Cultura, da diretoria do Conservatório, dos professores e dos pais.

Doação de Equipamentos

A doação que marca o lançamento da campanha pelo cinquentenário do Conservatório Municipal de Salto foi feita pela empresa York Indústria e Comércio de Produtos Plásticos S.A. Uma contrapartida estabelecida pela Prefeitura à negociação de incentivos fiscais, garantiu a doação de dezenas de equipamentos como fontes para teclados, extensões com régua, cabos, microfones, mesa de som, monitores, cubos para baixo, guitarra e teclado, cadeiras, banquetas e estante, entre outros.

“As parcerias com a iniciativa privada, que lucra investindo em nossa cidade, são uma das mais importantes marcas do meu governo, que garantiu que Salto continuasse tendo investimentos nesses anos de forte crise pelos quais passa o nosso País”, salienta Juvenil Cirelli. Ele explica que a contrapartida que garantiu a doação de equipamentos para o Conservatório foi proposta à York já na renegociação de incentivos fiscais previstos na lei 3.391 de novembro de 2014.

O Conservatório

O Conservatório Municipal faz homenagem a um dos grandes exponentes artísticos de nossa Salto: o maestro e compositor italiano Henrique Castellari. Este exerceu diversas funções artísticas na cidade, dentre as quais a regência da Banda Musical Saltense. Atualmente, o conservatório é considerado um importante espaço cultural, onde são ministrados cursos de instrumentos musicais, balé e canto. Juntamente com o conservatório encontra-se o auditório Maestro Gaó com capacidade para 180 lugares.

Comentários