Região

Publicado: Quinta-feira, 4 de maio de 2017

Circuito Sesc de Artes será realizado pela primeira vez em Salto

Programação com atividades gratuitas ocorre dia 13 de maio.

Circuito Sesc de Artes será realizado pela primeira vez em Salto
Dentre as atrações, está a dupla Caju e Castanha

O Pavilhão das Artes, em Salto, receberá pela primeira vez a programação do Circuito Sesc de Artes, que será realizado no dia 13 de maio (sábado). Ao todo, o circuito passará por 118 cidades, levando espetáculos artísticos, oficinas e intervenções culturais. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, e o Sesc Jundiaí. Dentre as atrações, está a dupla Caju e Castanha.

O Circuito Sesc Artes será realizado das 16h às 21h30 e todas as atrações são gratuitas e livres para todos os públicos. A programação deverá contar com diversas atrações nos mais variados campos das artes, como dança, circo, música, teatro e artes visuais; assim como a exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos; e o Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que tem a programação inspirada pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades.

O objetivo do Sesc com este projeto é colaborar com o acesso do público às diversas atividades culturais, com o intuito de inspirar os diversos usos dos espaços públicos - lugares de convivência, encontro e democratização do acesso à cultura e artes em geral.

Confira a programação:

ARTES VISUAIS
Manivela: Laboratório Interativo de Traquitanas, Engenhocas e Outros Inventos. Glauco Paiva (SP).
Nesta exploração interativa, artista e público montam juntos esculturas tecnológicas com engrenagens e motores. Dois animatrônicos feitos pelo artista interagem com o público, produzindo movimentos e sons a partir de sensores.

LITERATURA
Palavra + Imagem. Instituto Clio (SP).
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

Poetas Ambulantes (SP)
Munidos de megafones e declamando poesia, os poetas seguem declamando letras de músicas, poemas autorais e de autores consagrados como Mario Quintana, Alice Ruiz, Sérgio Vaz, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Raul Seixas, entre outros.

CIRCO
O Ritual das Esferas. Jorge Ribeiro e Zuza (SP).
Em uma performance que remete a uma experiência mística, o didgeridoo, instrumento de sopro originário dos aborígenes australianos, acompanha a coreografia de esferas de acrílico nas mãos do malabarista. A complexidade dos movimentos e do ritmo aumenta progressivamente, hipnotizando o público.

DANÇA
Desvio. Muovere Cia. de Dança Contemporânea (RS).
Em um jogo animado pela improvisação, bailarinos transitam a faixa de retenção de um semáforo assim que a luz amarela muda para o vermelho e, respondendo a tarefas propostas por um colega, desenvolvem passos de dança neste espaço urbano de passagem.

MÚSICA
Caju e Castanha (PE)
A embolada, gênero nordestino em que uma dupla improvisa versos satíricos ao ritmo do pandeiro, é a especialidade de Caju e Castanha. Eclética, a dupla pernambucana inova ao unir a autêntica cultura popular nordestina a outras vertentes da música, como rock, brega e música eletrônica.

TEATRO
QFC – Batalhas Improvisadas. Cia. do Quintal (SP).
Um misto de luta livre, telecatch, UFC e muita improvisação. Trata-se do novo formato de campeonato dos criadores de “Jogando no Quintal”. Os palhaços sobem ao ringue para se enfrentar em batalhas de improvisação. A banda compõe a trilha na hora e os palhaços capricham no figurino.


Serviço:
Quando: 13 de maio (sábado)
Horário: das 16h às 21h30
Onde: Pavilhão das Artes. R. Nove de Julho, 17 - Centro - Salto/SP

Comentários