Região

Publicado: Sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CEMIP/SENAI de Salto abre cadastro para pessoas com deficiência

Candidatos devem ter a partir de 16 anos.

CEMIP/SENAI de Salto abre cadastro para pessoas com deficiência
O CEMIP/SENAI fica na Rua Rio Branco, nº 1555, Vila Teixeira

Com apoio da Prefeitura de Salto, o Centro Municipal de Iniciação Profissional/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CEMIP/SENAI) está com cadastro aberto para pessoas com deficiência a partir de 16 anos de idade.

Até a quarta-feira, dia 5 de novembro, das 8h30 às 16h30, os interessados devem procurar a instituição na Rua Rio Branco, nº 1555, Vila Teixeira, ou em Itu, na Avenida Goiás, Bairro Brasil. Para o cadastro é necessário apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de escolaridade e laudo médico.

Segundo a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, esse levantamento será utilizado por uma empresa saltense que irá junto do SENAI oferecer formação e posteriormente contratar essas pessoas para preenchimento da Lei de Cotas.

“O interessante é que todos serão capacitados e o mercado de trabalho poderá absorver essa mão-de-obra qualificada que não for contratada por essa empresa, dando maior oportunidade às pessoas com deficiência de nosso município”, ressaltou a coordenadora, Cecília Mezzalira.

Desde o ano passado, a Coordenadoria realiza uma coleta de dados de todos que integram esse grupo da sociedade em Salto. O levantamento abrange tanto os frequentadores de entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS), Associação dos Deficientes Físicos de Salto (ADEFIS), Associação dos Deficientes Visuais de Salto (ADEVISA), Instituto ZOOM e CADI Brasil, quanto aqueles que não estão ligados a nenhuma delas, mas são usuários dos serviços públicos como educação, saúde e assistência social.

Cecília ressalta que o objetivo é mapear e caracterizar essas pessoas para melhor atendê-las e poder oferecer a garantia de seus direitos, como o acesso à qualificação profissional e ao trabalho, conforme o artigo 93 da Lei nº 8.213/91 (Lei de Cotas).

“Para que isso seja possível se faz necessário unir forças e estreitar laços com parceiros que tenham objetivos e metas próximas do planejamento e das ações da Coordenadoria. Com esse intuito, a equipe da Escola SENAI nos acionou e juntamente do Conselho Municipal dos Deficientes e as entidades que atendem essas pessoas, estamos fazendo a divulgação desse cadastro para alcançar o maior número de interessados possíveis”, enfatizou Cecília.

Todos os nomes das pessoas a partir de 16 anos cadastradas pela Coordenadoria já foram encaminhados para o SENAI. 

Comentários