Região

Publicado: Sexta-feira, 3 de julho de 2015

Campinas está entre as cidades que receberão a Tocha Olímpica em 2016

Confirmação foi feita na manhã desta sexta-feira.

Campinas está entre as cidades que receberão a Tocha Olímpica em 2016
Tocha olímpica conta com elementos que rementem ao nosso país

A cidade de Campinas está confirmada no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou em Brasília nesta sexta-feira, 3 de julho, a lista das primeiras 82 cidades integrarão a jornada da chama Olímpica pelo país. Além do itinerário, o modelo da tocha, que conta com elementos que remetem ao nosso país, também foi revelado.

As 82 cidades anunciadas indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, com exceção dos dias em que houver paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. Também foi confirmado que a jornada da Chama Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.

“Campinas merece essa deferência de receber a Tocha Olímpica. A cidade já revelou diversos atletas que defenderam o Brasil em Jogos Olímpicos. Um deles, que nos enche de orgulho, é Maurício Lima, bicampeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei. Além de ter sido um atleta exemplar, Maurício hoje se envolve em causas sociais em Campinas, ajudando muito o poder público em sua cidade natal. Por meio dele, cumprimento todos os outros campineiros que já participaram da maior competição esportiva do planeta”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

A data e o percurso detalhado da passagem da Tocha Olímpica em Campinas ainda serão confirmados, segundo a diretora executiva do Comitê Campinas Pró Olimpíadas e diretora municipal de Turismo, Alexandra Caprioli. “Receber a chama Olímpica em Campinas é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade irá celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares dos nossos cidadãos que conduzirão a Tocha. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, disse ela.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12 mil condutores da Tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.

O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A lista completa das cidades que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 será revelada no início do ano que vem. Esse encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país em cerca de 300 cidades de todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão suas campanhas públicas para selecionar em todo o Brasil aqueles que terão o privilégio de conduzir a Chama Olímpica.

Comentários