Região

Publicado: Terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Em pouco tempo, grupo tem mais de 800 fotos históricas.

Crédito: Arquivo pessoal Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook
Elton Frias Zanoni, saltense, historiador e criador do grupo 'Fotos antigas de Salto'

Por Deborah Dubner

Uma cidade, muitas vidas. Em cada vida, uma história. Em cada história, muitas memórias. Já imaginou tudo isso junto, retratado pedacinho por pedacinho através de fotos e legendas, pelos próprios moradores? Então... vou contar a história da história.

Elton Frias Zanoni é de família saltense – tanto por parte de mãe quanto de pai – e morou quase toda sua vida na terra natal. “Apenas por alguns anos, enquanto estudei História na Unicamp, morei em Campinas”, conta. Além de atuar como professor, foi historiador e coordenador do Museu da Cidade de Salto de 2006 a 2010 e participou da criação de alguns espaços e projetos na cidade, como o Memorial do Rio Tietê. Em 2010 dirigiu um documentário sobre o maior historiador saltense, Ettore Liberalesso. No final de 2010, Elton mudou-se com a esposa para Florianópolis/SC. E como o amor vence fronteiras, ele logo encontrou uma forma de continuar perto de sua cidade querida, fazendo o que sempre gostou e que faz com maestria: honrar e preservar a história!

Memória Coletiva em Rede

Em 22 de agosto de 2011, Elton criou um grupo no Facebook chamado “Fotos Antigas de Salto/SP”. As regras eram muito claras, e isso certamente ajudou a manter o foco da proposta: registrar a gente e a terra de Salto para as novas e futuras gerações.  “A adesão foi bem acima do que eu esperava. Mas em se tratando de história, o saltense é especial e valoriza suas origens como poucos”, declarou Elton. Em dois meses, o projeto já conta com cerca de 800 pessoas participantes e 885 fotos. E os números crescem diariamente!

“Na verdade, eu criei e administro o grupo, mas os grandes responsáveis pela massa de fotos formam um coletivo. Todos fazem o grupo e todos são responsáveis pelo seu sucesso. E mais importante ainda: muita gente está se divertindo com isso. É o que vale. Eu apenas posto algumas fotos – no começo a maior parte – mas agora a participação está ampla, sou mais um colaborador. Perceber o prazer das pessoas em rever antigos conhecidos nas fotos, ou cenários da infância e da juventude perdidos na memória, é o que me gratifica. Os comentários deixam isso bem claro!”, partilha o idealizador da ideia.

Do Virtual ao Real

Perguntei se existe a idéia de transformar esta exposição virtual em uma exposição fotográfica real e Elton respondeu animado: “Sim, eu gostaria de organizar uma exposição até o final do ano, a partir de uma seleção de fotos do grupo – desde que aqueles que as postaram autorizem, obviamente. Isso inclusive foi sugestão de um membro do grupo, o documentarista Barros Freire. Tenho certeza que alguns membros serão meus parceiros nesse sentido. Já estou com algumas ideias... Talvez um encontro do grupo junto com a exposição seja algo interessante, para sair do plano virtual um pouco.”

Sementes que frutificam

A tendência é que essa idéia se espalhe. Que mais pessoas entrem no grupo, e que outras pessoas se inspirem nesse projeto e assim como ocorreu na cidade de Salto, honrem a memória de suas cidades, valorizando o tempo, as histórias das pessoas mais velhas, e tudo o que pulsa nas ruas e nos corações dos moradores de um município.

Pegando uma carona realmente nessa maravilhosa idéia, eu, como representante do portal itu.com.br, acabo de abrir um grupo no facebook chamado “Fotos antigas de Itu”. Não nasci aqui, não tenho as lembranças de infância registradas nessas ruas, mas nos últimos 11 anos aprendi o que é realmente amar uma cidade, pois é aqui que escolhi viver e criar meus filhos. É aqui que eles cresceram. E é aqui que conheci um montão de pessoas incríveis que certamente terão muita história pra contar e mostrar...

Uma pessoa é capaz de fazer uma GRANDE diferença! Foi isso o que aprendi com a história que o Elton me mostrou... Desejo que o projeto cresça, que vire uma linda exposição, que promova novos encontros e novas partilhas. E que continue inspirando, hoje e sempre! Valeu!

Depoimentos

Acompanhe os depoimentos de algumas pessoas que participam desde o início desse projeto:

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Arlei Bertani - “Não sei mais se estou no Facebook ou "Saltobook". O grupo Fotos antigas de Salto realmente me faz sentir assim. É um Portal do Tempo, resgata a identidade da cidade com seus moradores. Impossivel não ‘Curtir’.”

 

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Claudia Ferraro - “Essa bela iniciativa do saltense Elton Zanoni é uma forma divertida e deliciosa de incentivar a memória e revitalizar a história da nossa cidade. Um verdadeiro convite para abrir e explorar nossos baús!”

 

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Fernando Schiavon - A criação do grupo “Fotos Antigas de Salto - SP” está sendo de um valor incalculável para os saltenses residentes e os distantes. Por meio do grupo, das fotos e comentários, temos conhecido locais, pessoas e fatos memoráveis. A impressão que tenho é que viramos oficialmente uma grande família. De maneira curiosa, o grupo uniu pessoas e está cumprindo, sem saber uma lacuna para todos aqueles que acreditavam que a história e algumas tradições da cidade poderiam se perder! É uma felicidade participar do grupo e vê-lo se renovando a cada dia!

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Silvana de Angelis - “Participar do grupo está sendo uma alegria muito grande. Estou reencontrando velhos amigos e relembrando os momentos felizes que passei durante os melhores anos da minha vida. Ver as fotos das festas e dos lugares que jamais irão sair da minha memória, está sendo muito gratificante... Não imaginava que a coisa fosse chegar tão longe! Graças ao Elton estamos revivendo o Salto de antigamente.”

Amor pela história da cidade de Salto invade o Facebook

Vagner Barcella - “Fiquei surpreso e até emocionado em poder ver imagens de um passado que eu desconhecia, sempre na esperança de reconhecer os lugares e as pessoas!”

Comentários