Região

Publicado: Quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Alunos da Escola de Jovens e Adultos fazem exposição itinerante

"O Trabalho é uma Arte" será aberta nesta sexta-feira, dia 9

Alunos da Escola de Jovens e Adultos fazem exposição itinerante
Técnica do estêncil foi utilizada pelos alunos

As obras desenvolvidas por um grupo de 20 alunos da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) "Pierre Bonhomme", na Vila Industrial, integram a exposição itinerante “O Trabalho é uma Arte”, que será aberta nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, no Senac Campinas. As peças foram feitas durante uma oficina pedagógica.

Até o final do ano, a exposição percorrerá vários espaços da cidade, como MIS (Museu da Imagem e do Som), SESC e o Paço Municipal. A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SindiVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região), por meio do projeto Conexão Social.

Os autores das obras são alunos com idade entre 15 e 66 anos. Durante quatro encontros, sob a orientação do artista plástico Gustavo Nenão, os estudantes aprenderam a arte do grafite. Ao longo das aulas, que se dividiram entre teoria e prática, eles tiveram noções sobre teoria, manuseio do spray, e compreenderem a diferença do grafite em relação à pichação.

As telas produzidas pelos alunos tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho e foram pintadas por meio da técnica do estêncil - espécie de molde em que se aplica a imagem. Para a aluna Maria Inês Lago, de 66 anos, deficiente auditiva, que contou com o apoio de uma intérprete cedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a experiência expandiu seu conhecimento. "Já pinto telas em óleo e quero muito continuar pintando com spray, nunca havia experimentado antes e foi incrível", afirmou.

O projeto está vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), também parceira da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:
Programação da exposição “O Trabalho é uma Arte”
Senac Campinas – de 9 a 28 de outubro
SESC Campinas – 29 de outubro
MIS (Museu da Imagem e do Som) – de 17 a 28 de novembro
Paço Municipal – durante o mês de dezembro

Comentários