Região

Publicado: Quarta-feira, 17 de junho de 2015

Abertas inscrições para Oficina Gratuita de Vivência Teatral

Interessados devem inscrever-se na Sala Palma de Ouro.

Abertas inscrições para Oficina Gratuita de Vivência Teatral
Cena do espetáculo "Borandá"

Estão abertas as inscrições para Oficina Gratuita de Vivência Teatral que será promovida pela Fraternal Cia de Arte e Malas Artes – Núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto (Secretaria Municipal de Cultura), no dia 31 de julho (sexta-feira), das 14 às 17 horas, na Sala Palma de Ouro.

São 30 vagas disponíveis para atores e atrizes amadores ou não, arte educadores e diretores de teatro, a partir dos 15 anos. Aos alunos é sugerido roupa confortável.

De acordo com a Fraternal Cia de Arte e Malas Artes, ao longo de seus 21 anos de existência vem trabalhando no chamado sistema colaborativo, em que a criação do espetáculo é compartilhada desde o texto até a montagem. Todavia, difere muito das tentativas de teatro coletivo praticadas principalmente nos anos 70, em que quase sempre os papeis não eram bem definidos no grupo, resultando muitas vezes, com raras exceções, em desastrosas experiências de “arte fechada”. Aqui, o grupo não se reúne apenas para montagens de peças, mas para construir um projeto gestado em 1992 com a criação do Projeto Comédia Popular Brasileira.

O projeto pretende, na dramaturgia, retomar a investigação da comédia popular não só no que diz respeito a tipos já fixados no imaginário da cultura brasileira como também reviver gêneros já esquecidos como a revista, o musical, os autos, as narrativas, a paródia. Na encenação a pesquisa volta-se não só a aspectos da representação cômica popular brasileira, como investigar e reunir elementos fundamentais desta representação no sentido de guiar e enriquecer o trabalho dos atores em busca de uma poética própria.

A fixação de conceitos teóricos e processos práticos sobre a comédia popular, permite a cada trabalho tecer uma metodologia compartilhada entre atores, dramaturgo e cenógrafo envolvendo-os na construção do espetáculo. Para tanto o grupo desenvolveu um método que começa na construção do texto (escolha do tema até a elaboração do canovaccio), improvisações, escolha de imagens e finalizações. “É parte desse processo que pretendemos trabalhar. Parte sim, mas talvez suficiente para mostrarmos um pouco do nosso processo de criação”, destaca o grupo.

A Sala Palma de Ouro fica no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte” localizado na Rua Prudente de Moraes, 580 - Centro. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 4602-8693.

 

 

“BORANDÁ”

Ainda na sexta-feira, dia 31 de julho, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro, a Fraternal Cia de Arte e Malas Artes apresenta o espetáculo “Borandá”, com entrada franca, classificação etária 10 anos.

“Borandá é o resultado teatral da pesquisa feita pela Fraternal sobre o migrante, com o objetivo de refletir sobre a cultura e os valores de uma faixa da população que hoje constitui maioria e que tem alterado consideravelmente o perfil das metrópoles, principalmente em sua periferia e regiões circunvizinhas”, diz Luís Alberto de Abreu.

A pesquisa foi iniciada no final do ano passado, quando começaram a ser entrevistados migrantes de várias regiões do País, num total de 15 entrevistas. “O nosso objetivo era o de estabelecer a saga familiar de cada um desses migrantes, colhendo informações desde sua região de origem, relatos de sua viagem e sua fixação na cidade de São Paulo”, diz a direção.

Com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Ednaldo Freire, a peça tem no elenco os atores Mirtes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo.

Comentários