Opinião

Publicado: Segunda-feira, 19 de junho de 2017

Inglês sem medo

Por Sidarta Martins.

Inglês sem medo
"O aprendizado de qualquer língua, inclusive da Língua Portuguesa, é só uma questão de trabalho, não de dificuldade."

Como ainda estamos aprendendo a falar corretamente o Português, por razões históricas, com raízes em nosso passado, a Língua Inglesa sempre foi vista como algo de domínio da elite.

Muito recentemente, pode-se dizer, há poucas décadas, quem estudava Inglês ou Francês em nosso país era visto como uma pessoa abastada. O Espanhol, por ser uma língua da América Latina, nunca despertou muito interesse, considerando-se, ainda, que todos os brasileiros acreditam que já sabem “se virar em Espanhol”.

Já no caso das duas primeiras línguas citadas, o Francês era a língua da diplomacia, a língua das altas rodas, e o Inglês a língua do comércio exterior e da tecnologia.

Por esta razão o aprendizado das duas principais línguas estrangeiras praticadas no Brasil ainda é visto como um paradigma a ser quebrado, e por esta razão ainda existe o medo de se falar Inglês.

Nossa! A minha prima está estudando Inglês!

Nossa! Meu colega de trabalho já fala Inglês e está estudando Francês!

Ou seja, aqueles que estudam Inglês, Francês, ou outra língua estrangeira, e os que conseguem aprender, são, infelizmente, vistos como pessoas especiais, algo que precisa ser mudado, já que o aprendizado de outros idiomas nada mais é que a ampliação de nosso ambiente cultural, de conhecimento, ou seja, algo natural.

A Metodologia dos Sons, desenvolvida na Europa por mim e aplicada no Brasil, no Centro Cultural Europeu, tem, como objetivo principal, auxiliar na quebra deste paradigma.

A Metodologia dos Sons é um avanço importante no ensino de línguas estrangeiras no nosso país. Já foi apresentada em dezenas de congressos e simpósios no Brasil e no exterior.

O aprendizado de qualquer língua, inclusive da Língua Portuguesa, é só uma questão de TRABALHO, não de DIFICULDADE!

Umas línguas são um pouco mais trabalhosas que outras. Algumas tem um léxico um pouco mais desenvolvido que outras. Só isso, nada do outro mundo.

Para facilitar a aquisição de uma nova Língua é fundamental o desenvolvimento da Audição e da Leitura, o que leva ao aperfeiçoamento da Pronúncia, ou seja, através da Metodologia dos Sons.

Para facilitar ainda mais, devemos aprender primeiro a trabalhar com o que está à nossa volta no dia-a-dia, com aquilo que mais temos contato, que mais gostamos de ler, de fazer, e, depois, aos poucos, ir abrindo o leque, ampliando o conhecimento, em um processo infinito.

Não é assim que a criança aprende a se comunicar?

Mamãe, papai, vovó, titia, amiguinho, alimento, bebida, brinquedo, casa, animal. Depois a rua, a escola, a igreja, a empresa e o mundo, enfim.

Ao abrirmos um livro de Inglês, nosso ou de nossos filhos e netos, o que nós encontramos?

Gramática, conversa de adulto, de gente que já fala Inglês.

Será que isto está correto?

Todo aprendizado tem que ser natural, prazeroso, encantador, cativante.

Sem medo!

Tem que ser fonte de felicidade, não de ansiedade. 


Sidarta Martins é Linguista e Professor Universitário, criador da" Metodologia dos Sons", desenvolvida na Europa e aplicada no Brasil. É também diretor e professor do Centro Cultural Europeu – Escola de Línguas, Unidade Itu.

Comentários