Opinião

Publicado: Quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cybele Meyer: Mulher multitarefa e multimídia

O perfil da mulher está mudando na velocidade da Internet.

Crédito: Arquivo Pessoal Cybele Meyer: Mulher multitarefa e multimídia
"A atuação da mulher nas mídias sociais vem chamando a atenção das grandes empresas."

Que as atribuições de cuidar da casa e dos filhos não são mais as únicas tarefas das mulheres todas nós sabemos. Que por agregar, além destas tarefas, mais a de profissional que integra o mercado de trabalho também é público e notório. E agora o que vem chamando a atenção das grandes empresas é a atuação da mulher nas mídias sociais. Isto vai provocar uma grande mudança de paradigma.

O mercado automobilístico foi um dos primeiros a entender a força da opinião feminina. Embora o assunto carro seja da área masculina, pelo menos era assim que era definido no século passado, hoje quem “bate o martelo” para finalizar a compra é a mulher. Foi por este motivo que o carro passou a atender às exigências femininas. Enquanto o homem foca sua atenção na potencia do motor e aro da roda a mulher quer saber se o carro é econômico, qual o tamanho do porta-malas, se têm vários porta-objetos e tantos outros requisitos que são valorizados pelo olhar feminino.

Na Internet não é diferente. As grandes lojas já disponibilizaram seu acesso virtual podendo a mulher fazer compras em diferentes segmentos, após pesquisa de preços e a rapidez e facilidade que lhe é atraente. Se há a opção de fazer as compras do mês do supermercado via web é claro que será esta a opção, bem como o livro que quer consumir, os brinquedos das crianças e tantas outras opções.

O perfil da mulher está mudando na velocidade da Internet. A mulher tem blog onde compartilha com suas amigas as fases dos seus filhos, a culinária preferida, a roupa que vai trabalhar além de comentar no microblog sobre o capítulo da novela, sobre uma determinada notícia apontada no jornal ou qualquer outro programa quebrando o paradigma de olhar fixamente para a televisão sem manifestar qualquer opinião. O fato de interagir com diferentes pessoas através do twitter provoca a reflexão e a formação de opinião.

A mulher sai na frente também em relação aos filhos, pois sendo multimídia poderá orientar os filhos pequenos sobre o uso responsável da Internet abordando diferentes pontos como o uso excessivo ficando horas e horas na frente do computador, o navegar com segurança orientando sobre os perigos existentes. Com isto se torna parceira do filho em alguns ambientes promovendo uma maior aproximação e diálogo.

E a mulher, mais do que musa inspiradora, é o destaque nas diferentes sociedades do mundo.

Cybele Meyer é Educadora, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Formadora da USP no Projeto Um Computador por Aluno, Escritora e autora do livro Menina Flor e Editora do blog Educa Já!

Comentários