Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Represa do Taquaral passa por obras de desassoreamento

Próximo reservatório a passar por obras será o do Itaim.

Crédito: Decom/Prefeitura de Itu Represa do Taquaral passa por obras de desassoreamento
Prefeito acompanha as obras de desassoreamento da represa do Taquaral

A represa do Taquaral está sendo desassoreada. As obras são executadas pela concessionária Águas de Itu por deliberação do Comitê de Gestão de Água e determinação do prefeito Antonio Tuíze, que visitou o andamento da limpeza dos fundos do reservatório junto com o vice Neto Beluci e secretários municipais.

A visita também foi acompanhada por vereadores ituanos. Estava presente também o coordenador do sistema operacional da Águas de Itu, Mauricio Camilo Franco. O trabalho que vem sendo realizado na região do Taquaral deverá aumentar em 10 vezes a capacidade da represa, o que gerará um aumento de 12 mil m³ de água no sistema.

Além da represa do Taquaral, a Águas de Itu deverá, também por exigência do poder público, iniciar nesta semana as operações de desassoreamento de outro importante reservatório da cidade: a represa do Itaim. Enquanto isso, a adutora Mombaça prossegue com previsão de inauguração para o mês de março.

Comitê da Água

Mesmo após o final do racionamento e o reinício da temporada de chuvas, o Comitê de Gestão de Água, instituído em setembro do ano passado, continua se reunindo, fiscalizando as obras em andamento e mantendo um plano de contingência. Ele foi criado para debater e aplicar ações de combate à crise hídrica.

Nova visita

Os vereadores agendaram com o executivo visitas às demais obras de reestruturação do sistema de água da cidade. Eles acompanharão os trabalhos de desassoreamento do Itaim e as obras da adutora do Mombaça na segunda quinzena de fevereiro.

Comentários