Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 20 de junho de 2014

Procissão de Corpus Christi atrai milhares de pessoas ao Centro de Itu

Evento tradicional contou com a confecção de tapetes coloridos.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Procissão de Corpus Christi atrai milhares de pessoas ao Centro de Itu
Procissão de Corpus Christi em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Os turistas e moradores de Itu contaram com uma tradicional programação neste feriado de Corpus Christi, celebrado no dia 19 de junho. A data contou com confecção de tapetes coloridos, missas e procissão. Os eventos atraíram milhares de pessoas ao Centro da cidade, numa grande festa católica.

Logo pela manhã, dezenas de voluntários e integrantes de paróquias ignoraram o frio e iniciaram a confecção do quilométrico carpete. Materiais como serragem, cal, pó de café, casca de ovo, palha de arroz e tampinhas de refrigerantes foram se transformando em lindas imagens pelas ruas ituanas. O trabalho reuniu crianças, jovens e adultos numa bonita celebração da fé.

Às 10 horas houve a primeira missa do dia, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Matriz). Já por volta das 15 horas ocorreu a Adoração do Santíssimo.

A Procissão de Corpus Christi teve início às 16 horas e percorreu a rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), rua Paula Souza, até a Praça Padre Miguel, em frente à igreja Matriz. Ao fim, uma nova missa foi celebrada pelo padre Francisco Carlos.

A Festa de Corpus Christi

O nome, em latim, significa Corpo de Cristo. Trata-se da celebração solene do mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, instituída na Santa Ceia, quando Jesus disse a seus apóstolos que o pão e o vinho, ali consagrados, eram seu corpo e seu sangue. A celebração acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa.

A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado. Em 1264, o papa Urbano IV, por meio da Bula Papal "Transiturus de hoc mundo", estendeu a festa a toda a Igreja, e pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos, até hoje utilizados na celebração.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário oficial em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior mineiro. Em Itu, a família Scalet participa dos preparativos dos tapetes há quase 50 anos. Em 1966, Cide Scalet começou a cuidar da confecção dos tapetes e hoje seus filhos e netos mantêm a tradição.

Comentários