Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Itu realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social

Evento ocorreu nesta terça-feira, na Faditu.

Crédito: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu Itu realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social
Evento contou com palestras e debates sobre o tema

Nesta terça-feira, dia 28 de julho, a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a X Conferência Municipal de Assistência Social, na Faculdade de Direito de Itu (Faditu). O encontro teve como tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”.

O evento foi aberto com uma apresentação de taekwondo, feita por alunos do CRAS Recriança, sob orientação do mestre Wanderlei Neto, e contou com a presença do chefe de gabinete Dito Roque, representando o prefeito Antonio Tuíze, e da secretaria municipal de Promoção Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Ângela falou sobre a atenção dada pelo prefeito Antonio Tuíze às questões sociais e destacou os avanços que o município obteve nesta área. Já o chefe de Gabinete reconheceu e parabenizou o trabalho de cada um dos integrantes da Secretaria de Promoção Social pela dedicação e atenção em suas funções.

Depois da abertura, a professora Rosa Elisa Berton Federici, palestrante do dia, fez questão de destacar a qualidade das propostas elencadas pelas pré-conferencias realizadas na última semana em cada um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Itu.

Ela falou também da importância da realização das conferências municipais para a elaboração do Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026, da oportunidade de se ter a participação real dos trabalhadores da área e dos usuários dos equipamentos sociais do município nessas discussões, e da possibilidade de inclusão, na Conferência Estadual, das propostas discutidas em Itu.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de estudo, para o debate de três dos principais eixos da Conferência: o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e o Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Na sequência, os grupos apresentaram suas conclusões sobre os assuntos discutidos e a plenária realizou a votação das propostas. Também foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes para participarem da Conferência Estadual, mantendo a paridade sociedade civil/poder público.

Comentários