Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 19 de março de 2014

Itu participa de audiência sobre a Região Metropolitana de Sorocaba

Reunião pública ocorreu no dia 17 de março.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Itu participa de audiência sobre a Região Metropolitana de Sorocaba
Prefeito de Itu, Antonio Tuíze, acompanhado pelo ex-prefeito Herculano, pela deputada Rita Passos e pelo vereador sorocabano Hélio Godoy

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, participou na noite de 17 de março de uma audiência pública que discutiu a instalação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), da qual a cidade faz parte. O encontro foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Sorocaba e contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores e demais representantes das cidades que vão integrar a nova região.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Samuel Moreira, com a participação do subsecretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e do vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti. Estiveram presentes a deputada estadual Rita Passos e o ex-prefeito de Itu, Herculano Passos.

A previsão dos coordenadores da audiência é de que a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) esteja oficialmente instalada dentro de 90 dias, prazo previsto para que a proposta, de autoria do governador Geraldo Alckmin, seja votada na Assembleia. Na avaliação do prefeito Tuíze, é fundamental a participação e a habilidade dos prefeitos em transformar a região em um pólo de desenvolvimento.

Com a criação da RMS, os 26 municípios que integram a região contarão com um novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos, visando o desenvolvimento regional de forma sustentável em uma área com cerca de 1,7 milhão de habitantes.

Confira os 26 municípios que integram a RMS: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. 

Comentários