Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Estudante ituana representará SP em Conferência Nacional da Criança

Alexia Marques foi escolhida durante evento em Ribeirão Preto

Estudante ituana representará SP em Conferência Nacional da Criança
Aléxia Marques, delegada estadual e Robson Candiani, presidente do CMDCA Itu

Alexia Alcântara Marques, estudante do 3º ano do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil na E. E. “Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel”, de Itu, será uma das 26 representantes dos 645 municípios do Estado de São Paulo na X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília, que irá comemorar os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A escolha ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2015 em Ribeirão Preto, na VI Conferência Lúdica Estadual da Criança e do Adolescente, organizada pelo CONDECA/SP, com a presença de todas as delegações regionais do Estado. Alexia Marques defendeu ativamente o eixo de “Fortalecimento da Participação e Protagonismo Juvenis”, em todas as esferas da sociedade, especificando a importância dos grêmios estudantis nas unidades escolares.

“Somente a politização e o senso crítico possibilitam ao aluno ser protagonista em sua própria história, alargando seu olhar para o mundo a sua volta”, afirmou a jovem. Tudo começou com a indicação do Grêmio Estudantil da escola para apresentar sua proposta na Conferência Lúdica do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, em Itu, em abril deste ano. Alexia Marques e outros alunos da escola foram eleitos para representar a cidade e, após passar por várias fases de escolhas regionais, foi eleita a representante da Macrorregião de Sorocaba para o Estado e daí para a Nacional que se realizará em duas etapas: a primeira em dezembro de 2015 e a segunda em abril de 2016.

Alexia não foi eleita por acaso: seus atributos pessoais, seu desempenho e seu compromisso com a vida escolar e a participação da jovem a levaram a ser indicada, em eleição direta, para presidir os alunos neste ano letivo. Agora, ela tem a tarefa de defender a sua pauta em torno da participação ativa dos Grêmios Escolares no cotidiano das instituições de ensino, continuando a tarefa de mobilização da juventude em torno de problemáticas reais e do seu tempo.

Conferência Adulta

Também ocorreu em Ribeirão Preto, porém na data de 16 a 18 de agosto, a X Conferência Estadual Adulta dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cidade de Itu esteve representada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Robson José Candiani Mota, e pela conselheira tutelar Isabela Belon Scalet.

Entre os diversos temas discutidos, a cidade de Itu participou ativamente e conseguiu ajudar a emplacar a proposta regional de Sorocaba, para ser discutida na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, no mês de abril de 2016. Na ocasião, o presidente do CMDCA de Itu foi eleito como primeiro suplente para defender os interesses da região na referida conferência.

Comentários