Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 11 de maio de 2015

Córrego Guaraú está 99% canalizado

Rua 7 de Abril segue interditada devido obras.

Crédito: Prefeitura de Itu Córrego Guaraú está 99% canalizado
Obras de canalização de córrego em Itu

O Córrego Guaraú atingiu 99% de sua canalização no dia 7 de maio. As aduelas de concreto já estão sendo assentadas no início do córrego, trecho que passa dentro do pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur). No final do trecho ituano do Guaraú, na divisa do município com a cidade de Salto, as margens receberam o plantio de gramas que precedem o plantio das árvores que farão a recuperação das matas ciliares.

Rua interditada

Outra frente de trabalho responsável pela canalização interditou o trecho final da Rua Sete de abril, localizado entre a rua Lídia de Souza Gatti e a Avenida Galileu Bicudo no Bairro Vila Gatti. Lá, a antiga ponte sobre o Córrego Brochado foi destruída e uma nova será construída adequando o córrego à nova realidade.

A interdição desta rua deverá durar até o final de junho e durante este período o tráfego entre a Avenida Galileu Bicudo e a Vila Gatti poderá ser feito através das ruas Francisco Nardy Filho ou pela rua 21 de Abril, trecho ao lado do Colégio Forte Castelo.

Para os pedestres, uma travessa provisória sobre o Córrego Brochado foi construído no início da rua Dr. José Elias, liberando o acesso à Avenida Galileu Bicudo.

Benefícios

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado) é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento).

Quando concluído, o empreendimento deverá resultar em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Comentários