Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conferência dos Direitos do Idoso é realizada em Itu

O evento está em sua primeira edição.

Crédito: A.I/Prefeitura de Itu Conferência dos Direitos do Idoso é realizada em Itu
As dependências da sede do Grupo da Melhor Idade de Itu ficou lotado durante o evento

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu no dia 26 de agosto, nas dependências da sede do Grupo da Melhor Idade, em Itu. Estiveram presentes diversos integrantes do próprio Grupo da Melhor Idade, dos programas de atendimento ao idoso desenvolvidos em Itu, de entidades da sociedade civil, profissionais de diversas áreas, como saúde, educação e promoção e desenvolvimento social, e autoridades.

A mesa diretiva dos trabalhos foi formada pela Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Jacira Bourguignon; o vereador Benedito Roque Moraes; a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida e o palestrante, Doutor Milton Bicalho.

A proposta desta 1ª Conferência de Itu é, segundo seus organizadores, pensar na pessoa idosa como cidadão de direitos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira, para isso busca-se o engajamento dos diversos setores que tratam das políticas de idosos.

Durante o evento, foram destacadas ações que o governo municipal já desenvolve junto a entidades ligadas ao atendimento dos idosos, e também através de projetos desenvolvidos no município, como o “Centro de Convivência Dia para Idosos Agenor Bernardini” e o “Quero Vida” em parceria com o governo estadual.

Algumas observações feitas durante o evento serão levadas ao governo estadual para a Conferência estadual nos dias 21, 22 e 23 de setembro, na cidade de Águas de Lindóia. Entre os assuntos que serão discutidos na Conferência estadual estão: a ampliação dos números de Centros de Convivência Dia e programa “Quero Vida”, a ampliação do Programa Saúde do idoso, a melhor divulgação do estatuto do Idoso, a ampliação da instalação do programa habitacional do governo do estado “Vila Dignidade”, moradias para pessoas idosas e a implantação de passe livre no transporte intermunicipal para pessoas com mais de 60 anos e não 65, como é atualmente.

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itu elegeu três delegados do município para a conferência estadual.

Comentários