Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Bom público prestigia tradicional Desfile de Sete de Setembro em Itu

Houve participação de diversas escolas e entidades.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Bom público prestigia tradicional Desfile de Sete de Setembro em Itu
Crianças desfilam no 7 de Setembro em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Dois tradicionais eventos foram promovidos em Itu, na manhã de 7 de Setembro, em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil. Logo cedo, houve o hasteamento do pavilhão nacional na Praça Duque de Caxias, em frente ao Regimento Deodoro (Quartel de Itu), que contou com a presença de autoridades civis e militares.

Em seguida, teve início o tradicional desfile cívico na Av. Doutor Octaviano Pereira Mendes. O evento contou com a participação de escolas e entidades da cidade e foi prestigiado por centenas de pessoas. Todos puderam acompanhar um desfile colorido por faixas, bexigas, bandeiras e muitos sorrisos. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu abriu a comemoração com o tema "Setembro Verde", mês oficial da Inclusão Social das Pessoas com deficiência. O Clube de Aventureiros, os Desbravadores e os Grupos de Escoteiros Domingos Fernandes e Utu-Guaçu vieram na sequência. Depois foi a vez da alegria do Grupo da Melhor Idade de Itu invadir a rua, trazendo na comissão de frente o casal Miss e Mister Melhor Idade.

A Secretaria Municipal de Educação contou com o som e a dança da Banda Marcial Municipal, e reuniu dezenas de profissionais da área e também alunos. Participaram do evento as Escolas Municipais do Ensino Fundamental (EMEF): "Convenção de Itu", "Deputado Antônio de Paula Leite", "Monsenhor Camilo Ferrarini", "Olga Benário Prestes", "Padre Bento", "Profº Cid Rocha", "Profº Firmino Octávio do Espírito Santo Jr.", "Profº Lourenço Carmignani", "Profª Aparecida Beatriz Cristofoletti Piunti", "Profª Ermelinda Silveira Machado", "Profª Maria Cristina Castanho Mendes Pereira", "Profª Maria Aparecida Trabachini Navarro Dias" e "Profª Rachel Steiner Leitão".

O Colégio Cidade de Itu - Anglo também esteve presente com sua fanfarra, seguido da Escola Estadual "Profº Cícero S. Campos", que abordou o tema Esportes. Diversos integrantes da Gardelamas OFF-Road, grupo de jipeiros chamou a atenção do público e iniciou a parte automotiva do desfile. Em seguida, a Guarda Civil Municipal (GCM) mostrou seus carros, suas motos e os cinco cães adestrados  do Canil da GCM-Itu. Da mesma forma, a Polícia Militar (PM) exibiu sua grande frota, seguida do Corpo de Bombeiros da cidade. Já no fim das celebrações, o Regimento Deodoro (Quartel de Itu) marchou com suas tropas e artilharias. E o encerramento foi feito por um pequeno grupo de cavaleiros.

Comentários