Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 23 de março de 2010

Sessenta minutos de escuridão em nome da Hora do Planeta!

O evento acontecerá às 20h30, do dia 27 de março.

Sessenta minutos de escuridão em nome da Hora do Planeta!
A Hora do Planeta 2010 pretende alcançar mais de um bilhão de pessoas em mil cidades ao redor do mundo, convocando comunidades, empresas, organizações e governos

Provavelmente você já ouviu falar na “Hora do Planeta” (Earth Hour), evento que acontece todo o ano e que atinge os quatro cantos do mundo. Em uma tentativa de frear os estragos ocasionados pelo aquecimento global, o movimento tem como meta fazer com que o maior número de pessoas apague as luzes durante o período de uma hora. Neste ano, a Hora do Planeta acontecerá no sábado, 27 de março, exatamente às 20h30 (horário local).

O evento, que é promovido pela WWF Brasil, faz um apelo contra as mudanças climáticas ocorridas no planeta neste últimos anos. De acordo com a WWF, em cada uma das zonas do fuso horário, das ruas da Cidade do Cabo até as colinas de Los Angeles, pessoas de todas as classes e profissões farão o protesto contra as mudanças climáticas.

Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as luzes e mostraram sua preocupação com as mudanças climáticas. No total, 113 cidades brasileiras - incluindo 13 capitais - participaram do evento. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos. E não foi só no Brasil que a moda pegou. Só para citar alguns nomes, países como França, Estados Unidos, Grécia, Egito, Canadá, Argentina e México tiveram papel fundamental na organização do movimento. 

A Hora do Planeta 2010 pretende alcançar mais de um bilhão de pessoas em mil cidades ao redor do mundo, convidando comunidades, empresas, organizações e governos a participarem deste ato simbólico histórico pelo futuro da Terra.

“Este é um movimento de todos nós. Ele une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas”, afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

A colunista do itu.com.br, Cybele Meyer, participa todos os anos do projeto e convida toda a população a fazer sua parte. “Participe você também apagando as luzes da sua casa por uma hora e depois incorpore este hábito ascendendo o menor número possível de luzes em casa. São pequenas atitudes que farão a GRANDE diferença”.

Acesse o site da WWF Brasil e descubra como ajudar a divulgar o movimento; além disso, o endereço traz dicas de como ajudar o mundo a diminuir as emissões de gases no efeito estufa.

WWF Brasil

Trata-se de uma organização que integra a maior rede internacional de conservação da natureza. O WWF Brasil executa vários de projetos que abrangem o apoio à pesquisa, legislação e políticas públicas, educação ambiental e comunicação. O órgão tem como uma de suas metas criar unidades de conservação nos ecossistemas ameaçados, como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica, estimulando alternativas econômicas sustentáveis para as populações locais.

Participe você também. No sábado, dia 27 de março, às 20h30, apague as luzes da sua casa e ajude a construir um mundo melhor.

Comentários