Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Rio Tatuí será limpo e preservado

Ele é um dos principais mananciais de abastecimento.

Rio Tatuí será limpo e preservado
O rio apresenta uma vazão média de sete metros cúbicos por segundo
A Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com os membros do Projeto Guarda Comunitário, lançado recentemente para prestar assistência aos moradores do bairro Americana, iniciará os processos de limpeza e preservação do Rio Tatuí.
 
Uma das ações do Projeto, segundo o subcomandante da GCM, Francisco Carlos Severino, é aproximar os guardas da comunidade e colaborar com o desenvolvimento de trabalhos sociais com os jovens e moradores de Americana.
 
Na operação serão retirados materiais que foram depositados no rio ao longo dos anos e que conseqüentemente afetam o fluxo natural do local e suas diversas formas de vida. Os utensílios recicláveis passarão por uma triagem para serem vendidos, sendo que o restante irá para o aterro sanitário.
 
A iniciativa partiu da Associação de Moradores do Bairro de Americana, com o objetivo de evitar alagamentos no período de chuvas, que ocorre freqüentemente no local. O projeto também conta com a coordenação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e com o apoio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura, Guarda Civil Municipal (GCM), Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Tiro de Guerra. Toda a renda arrecadada com a venda dos materiais será destinada a Associação.
 
O rio Tatuí nasce entre os municípios de Guareí e Tatuí, caracterizando-se como um dos principais mananciais de abastecimento do município, apresentando uma vazão média de sete metros cúbicos por segundo. Juntamente com o Rio Sarapuí, o Tatuí é responsável pelo abastecimento público de água da cidade, com captação, tratamento e distribuição realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.
Comentários