Turismo

Publicado: Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer

Viaje pela história, atrativos naturais e projetos especiais.

Crédito: Murilo Gagliardi/Itu.com.br 406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer
Monumento ao fundador da cidade de Itu, Domingos Fernandes

Quando se comemora um aniversário, não há como não pensar em coisas boas. Mas, o que ponderar quando se completa 406 anos? Refletindo sobre isso, o Itu.com.br faz um convite para uma viagem cultural e turística riquíssima por Itu, para você descobrir o que esta cidade abriga de bom e se inspirar. Viaje pela história, atrativos naturais, festejos tradicionais e pelos projetos e trabalhos que só ocorrem por aqui, e são motivos para celebrar.

406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer

> Uma história gigante

Itu é uma terra que guarda ricas narrativas, de momentos marcantes e importantes para a história do país. Entre elas, destaca-se a relação com a política, que rendeu títulos à cidade como “Berço da República” e “A Fidelíssima”. Construções de época ainda se exibem para turistas e deixam registrados os detalhes da grandiosidade deste município.

Pensando em preservar toda essa riqueza foram criados espaços de estudo e mostras de imagens, documentos e objetos que relembram essas histórias e facilitam voltar no tempo para recontá-las. Verdadeiros guardiões dos principais relatos da cidade, que valem a pena visitar!

Os ituanos e turistas contam hoje com o Museu Republicano “Convenção de Itu”, a Casa do Barão, Casa da Praça, Museu da Energia – Núcleo de Itu, Museu da Música, Museu do Quartel de Itu, o Espaço Cultural Almeida Júnior, o Espaço Fábrica São Luiz, além de diversos monumentos históricos.

As igrejas ituanas são uma atração à parte. Não há como percorrer suas ruas sem se encantar com um dos mais de 50 templos que o município abriga. Conhecida como a “Roma Brasileira”, a cidade guarda em cada uma delas um acervo magnífico da fé. Espalhadas pelas zonas rural e urbana, as igrejas possuem obras de arte de grandes nomes de pintores e escultores, como Almeida Júnior e Antonio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), motivo que atrai milhares de turistas todos os anos para cá. Não é motivo para se orgulhar?

Outra importante ressalva na história é o futebol. É, isso mesmo. Itu também é considerada o “Berço do Futebol”. Foi Rui Barbosa quem, mesmo sem querer, deu o pontapé inicial para que a cidade se tornasse o primeiro lugar do Brasil a praticar o futebol de maneira organizada. Entenda melhor essa história clicando aqui!

Já a fama de "Cidade dos Exageros" Itu conquistou graças a Simplício, um comediante ituano nascido no ano de 1916. Tudo começou assim: Um dia, no banco da praça do programa humorístico "Praça da Alegria, na extinta Rede Tupi, Simplício burlou o script. Saiba mais clicando aqui!

É grande o número de ituanos ilustres que marcam as páginas da história brasileira. No entanto, entre todas as personalidades que nasceram na cidade, nossa equipe selecionou nove e pesquisou a fundo sobre suas vidas e obras, e os reais benefícios que cada um trouxe. Principalmente na segunda metade do século XIX, nossa cidade viveu intensamente e teve a honra de “produzir” grandes personagens. Saiba quem são!

406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer

> Uma natureza exuberante

E não é só na história que Itu é exagerada não. Por aqui a natureza também ganha espaço e dá um encanto todo especial, seduzindo os turistas que buscam aventura, descanso ou belas paisagens. Turistas vêm de toda parte para conhecer nossas chácaras, campings e fazendas.

Em Itu, o contato com o meio ambiente é divino. Toda a cidade é recheada de interação com o verde. Seus cenários incluem lagos, piscinas naturais, cachoeiras e trilhas em meio à mata nativa. Além disso, abrigamos diversos animais como cavalos, aves caipiras, exóticas, animais silvestres e répteis.

Mais perto do Centro da cidade ainda encontramos praças charmosas, o Bosque Alceu Geribello, o Parque Geológico do Varvito, a Estrada Parque, e os Parques Ecológicos Taboão e Chico Mendes. E em breve teremos também o Parque Almeida Júnior. Oportunidades para fugir do estresse do dia a dia!

Os ituanos podem se orgulhar ainda de sediar um Centro de Experimentos Florestais da Fundação SOS Mata Atlântica, referência em trabalhos de restauração e conservação dos recursos florestais. E também de ter sido uma das poucas cidades que tiveram trabalhos ambientais apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, realizada em Paris.

406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer

> Projetos sociais, ambientais e culturais

Por aqui existem muitos projetos sociais, ambientais e culturais. Trabalhos que auxiliam animais e pessoas, melhoram a qualidade de vida e oferecem oportunidades para os ituanos. Destacar estes trabalhos também é uma maneira de enxergar o que a cidade oferece de bom aos seus moradores, e valorizar as pessoas do bem que aqui vivem!

Há aqueles projetos onde o foco é a saúde, o bem estar e os exercícios físicos como o "Vida em Movimento", "Domingo no Parque", Projeto Plantar, e o Projeto “Vôlei em Rede”. Outros oferecem contato com a cultura e a música, como no caso do Projeto Guri, Projeto Tocar e Encantar, e o Projeto “Arte no Beco”.

E ainda os projetos que buscam colocar um sorriso no rosto de alguém, ou dar uma nova oportunidade de vida. Nestes se encaixam o Projeto Girassol, Projeto Peruca Solidária, Projeto Quero Vida, Projeto Doce Olhar e o Projeto Mucky.

406 anos de Itu: celebre o que de melhor a cidade tem a oferecer

> Festejos diversos

Além de solidário e acolhedor, o povo ituano também sabe festejar. O calendário oficial de eventos da cidade inclui eventos animados como a Festa Italiana, o Carnaval, a Festa Japonesa, e a Festa das Crianças. E agora também atrai gente de todo canto do mundo, sediando edições do festival de música eletrônica Tomorrowland.

As festividades religiosas são o ponto forte da cidade. Por aqui as tradições se mantêm firmes e atraem fieis durante todo o ano com lindíssimos eventos como a Festa de São Benedito, Encenação da Paixão de Cristo, Estouro do Judas, Desfile do Divino, Festa em Louvor a Santa Rita, Procissão de Corpus Christi e outros.

Por toda essa fé, a cidade recebeu recentemente dois presentes: a implantação do Poste da Paz e a inauguração da Porta Santa da Misericórdia. Monumentos únicos, que poucos municípios tiveram a honra de receber.

E claro, para comemorar os 406 anos foi preparada uma programação especial com diversas atrações. Os eventos realizados pela Prefeitura de Itu acontecem de 31 de janeiro até 13 de março. Leia mais!


E então? Já sabe o que celebrar no aniversário de Itu? Deixe seu comentário e nos conte do que mais gosta nesta cidade tão especial!

Comentários