Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 12 de novembro de 2014

União Negra de Itu promove 21ª edição da Missa Afro

Celebração acontece na Igreja de São Benedito.

Crédito: União Negra de Itu União Negra de Itu promove 21ª edição da Missa Afro
Imagem de São Benedito

A União Negra de Itu (UNEI) realiza no dia 20 de novembro (quinta-feira), data em que é comemorada a Consciência Negra, a 21ª edição da Missa Afro na cidade. A celebração acontece na Igreja de São Benedito, às 19 horas. O evento acontece anualmente e celebra a Consciência Negra (20), e a morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares e um dos heróis da resistência negra.

A Missa Afro teve inicio por iniciativa de Ana Sampaio, da presidente vitalícia da UNEI, Justina Arruda, e do Frei Lino de Oliveira, que foram até São Paulo, no Instituto do Negro, para fazer um trabalho de adaptação da missa afro à Igreja Católica. Em 1993 foi realizada a primeira missa pelo padre Enis, que veio da capital especialmente para celebrar uma missa afro em Itu.

Com o passar dos anos, a celebração foi se firmando e fazendo parte do calendário da cidade. A igreja é enfeitada com símbolos afros, como as folhas de mangueiras, que representam um dos únicos alimentos que eles possuíam na época da escravidão, além de ervas medicinais, flores, produtos agrícolas como cana-de-açúcar e café, que têm sempre um significado importante em sua cultura.

A intenção da UNEI é levar a cultura afro para todas as pessoas e poder mostrar tudo o que foi trazido por eles da África, desde a época da escravidão, levando música, religião, cultura e culinária, principalmente, para as escolas.

Serviço:
21ª Missa Afro
Data: 20 de novembro, às 19 horas
Local: Igreja de São Benedito
Endereço: Rua Santa Cruz, nº 600 - Centro

Comentários