Cinema

Publicado: Segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Sesc Sorocaba apresenta destaques do cinema nacional em janeiro

Exibições serão realizadas no Teatro, de graça.

Sesc Sorocaba apresenta destaques do cinema nacional em janeiro
"Nise - O coração da Loucura" será uma das atrações exibidas

O CineCafé terá uma programação especial no mês de janeiro. A partir do dia 10, em todas as terças-feiras do mês, às 19h, serão exibidos filmes que foram destaque no cinema nacional nos últimos anos. Antes da exibição dos filmes será servido um café para os espectadores.

O projeto contempla a exibição de curtas e longas-metragens consagrados, clássicos, alternativos e contemporâneos, seguidos por um bate papo com cineastas, diretores e convidados.

O longa “Aquarius”, do diretor Kleber Mendonça Filho, abre a sequência de filmes exibidos em janeiro, no dia 10. No filme é contada a história de Clara (Sonia Braga), uma aposentada que sofre assédios e ameaças para que venda seu apartamento.

Todas as exibições serão realizadas no Teatro, de graça. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. Após cada exibição, o Cinema em Reflexão promove um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados, com o cineasta Marcelo Domingues.

Confira a programação:

“Aquarius” – dia 10, terça, às 19h
Diretor Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2015)
Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia. Classificação etária: 16 anos.

“Cinema Novo” – dia 17, terça, às 19h
Diretor Eryk Rocha (Brasil, 2015)
Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre. Classificação etária: 14 anos.

“Chatô - O Rei do Brasil” – dia 24, terça, às 19h
Diretor Guilherme Fontes (Brasil, 2015)
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado "O Julgamento do Século", realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti), que teve início ainda antes dele se tornar presidente. Classificação etária: 14 anos.

“Nise - O coração da Loucura” – dia 31, terça, às 19h
Diretor Roberto Berliner (Brasil, 2015)
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Classificação etária: 12 anos.

SERVIÇO:

Cinecafé e Cinema em Reflexão
“Aquarius”
Dia 10, terça, 19h
Teatro – 270 lugares
Grátis – Ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

“Cinema Novo”
Dia 17, terça, 19h
Teatro – 270 lugares
Grátis – Ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

“Chatô - O Rei do Brasil”
Dia 24, terça, 19h
Teatro – 270 lugares
Grátis – Ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

“Nise - O coração da Loucura”
Dia 31, terça, 19h
Teatro – 270 lugares
Grátis – Ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

Cinema em Reflexão
De 10 a 31, terças, 21h
Teatro – Grátis

Comentários