Cinema

Publicado: Quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

Serão exibidos oito filmes de 30 de setembro a 17 de novembro.

Crédito: Arte/Divulgação Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo
Mostra reúne oito produções cinematográficas produzidas em diferentes regiões do globo nos últimos 10 anos

O SESI Itu exibirá entre os dias 30 de setembro e 17 de novembro, filmes premiados e pouco divulgados no circuito comercial brasileiro. Trata-se da mostra "Cine SESI-SP no Mundo: Panorama Contemporâneo", que levará ao público oito produções cinematográficas produzidas em diferentes regiões do globo nos últimos 10 anos. Em três anos de projeto e com nove mostras no portfólio, essa é a primeira vez que o "Cine SESI-SP no Mundo" faz um recorte temporal e não regional para compor a lista de filmes que serão exibidos.

Nas oito obras propostas pela curadoria do SESI-SP, "À Espera de Turistas", "A Espuma dos Dias", "A Lição", "Diplomacia", "Os Filhos do Padre", "O Que Traz Boas Novas", "O Verão do Skylab" e "Sr. Kaplan", mais de 10 nacionalidades se encontram, mostrando a força das parcerias entre países para realização de filmes de sucesso de crítica, na consolidação de um novo de modelo de negócios em que a coprodução é a norma no mercado cinematográfico.

Além do reconhecimento dos especialistas, em festivais internacionais de cinema, as obras desse panorama contemporâneo apresentam excelente qualidade estética e presenteiam o público com histórias atuais. Entre dramas, comédias e comédias dramáticas, destacam-se conflitos como a convivência multicultural, a diminuição da natalidade e o aparecimento de doenças desconhecidas.

Os enredos são narrados a partir da visão de professores, padres, atores e diplomatas. Essas profissões, que não se alteraram tanto assim ao longo dos tempos, têm em comum a função de chamar atenção de todos para problemas complexos e a difícil missão de desenvolver temas ambíguos. Neste jogo de dois lados, a noção de certo e errado não está bem definida e nem todas as respostas estão assim tão prontas.

Diretores renomados como Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), Volker Schlöndorff (O Tambor) e Julie Delpy (2 Dias em Paris) dividem a seleção com novos talentos, como os jovens diretores Búlgaros revelados pelo longa A Lição. Figuras carimbadas pelos cinéfilos brasileiros como Audrey Tautou, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, e Emmanuelle Riva, indicada ao Oscar por Amour, mostram toda a sua versatilidade e talento em obras ainda pouco conhecidas pelo grande público.

A mostra acontece simultaneamente em 33 centros de atividades do SESI-SP em todo o Estado, incluindo a Unidade Móvel de Artes e Cultura e no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo Sistema Meu SESI. Mais informações pela página.

Cine SESI-SP no Mundo

Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. O projeto, realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, nem sempre presente nos circuitos comerciais.

Confira a agenda do SESI Itu:

Dia 30 de setembro (sexta-feira) - 19h - O Verão Skylab
Dia 6 de outubro (quinta-feira) - 19h - Diplomacia
Dia 13 de outubro (quinta-feira) - 19h - A Lição
Dia 20 de outubro (quinta-feira) - 19h - Os Filhos do Padre
Dia 27 de outubro (quinta-feira) - 19h - O que traz as boas novas
Dia 3 de novembro (quinta-feira) - 19h - À Espera de Turistas
Dia 10 de novembro (quinta-feira) - 19h - Sr. Kaplan
Dia 17 de novembro (quinta-feira) - 19h - A Espuma dos Dias

Informações sobre os filmes

 

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

À Espera de Turistas | Am Ende kommen Touristen
Alemanha, 2007, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 85 min
Direção: Robert Thalheim | Elenco: Alexander Fehling, Ryszard Ronczewski, Barbara Wysocka
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: Um jovem alemão presta serviços voluntários em Auschwitz, cuidando também de um sobrevivente do campo de concentração que mora nas proximidades: um velho teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Até que um romance iniciado com uma intérprete dará novo sentido ao seu cotidiano, apesar das marcas indissociáveis entre o passado e o presente daquele lugar.

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

A Espuma dos Dias | L’Écume des Jours
França / Bélgica, 2013, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia, 125 min
Direção: Michel Gondry | Elenco: Romain Duris, Audrey Tautou, Gad Elmaleh
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: Baseado no romance homônimo de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões. 

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

A Lição | Urok
Bulgária / Grécia, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 105 min
Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov | Elenco: Margita Gosheva, Ivan Barnev, Ivanka Bratoeva
Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse: Uma professora de ensino médio descobre que um dos seus alunos foi roubado dentro da sala de aula. Por ser muito rígida em seus princípios, inicia uma jornada para descobrir e punir o responsável de qualquer maneira. Ao mesmo tempo, ela precisa tomar medidas desesperadas para evitar a ruína financeira de sua família. 

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

Diplomacia | Diplomatie
França / Alemanha, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 88 min
Direção: Volker Schlöndorff| Elenco: André Dussollier, Niels Arestrup, Burghart Klaußner
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: No dia 25 de agosto de 1944 os aliados entram em Paris. Antes do amanhecer, o general alemão Dietrich von Choltitz prepara-se para cumprir as ordens de Adolf Hitler e explodir a capital francesa. Pontes e monumentos estão prontos para explodir. Amanhece e Paris não é destruída. Por quais razões von Choltitz não seguiu as ordens de Hitler, apesar da sua lealdade ao Terceiro Reich? Durante a noite passada o General havia recebido o cônsul geral da Suécia. O que nessa conversa fez o General mudar de ideia? 

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

Os Filhos do Padre | Svecenikova Djeca
Croácia/ Sérvia/ Montenegro, 2013, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia, 93 min
Direção: Vinko Bresan | Elenco: Kresimir Mikic, Niksa Butijer, Marija Skaricic
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: Um jovem padre é indicado para ser o novo pároco numa vila pitoresca na Dalmácia. Ao saber que no lugar há muito mais funerais do que nascimentos, ele fica horrorizado. Mas um dia, ao ouvir a confissão de um fiel, ele confirma que isso é culpa da alta venda de preservativos na região, e então tem uma grande ideia: perfurar todas as camisinhas da vila antes que elas sejam vendidas e assim causar um milagroso baby boom. 

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

O Que Traz Boas Novas | Monsieur Lazhar
Canadá, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia dramática, 94 min
Direção: Philippe Falardeau | Elenco: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilien Néron
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: Quando a professora de uma escola primária em Montreal sofre uma morte trágica, um imigrante argelino é contratado como substituto, causando mudanças e trazendo renovações no cotidiano das crianças. Enquanto elas passam por um longo processo de luto, ninguém suspeita do passado doloroso do professor ou do grande risco que ele seja deportado a qualquer momento.  

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

O Verão do Skylab | Le Skylab
França, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia, 113 min
Direção: Julie Delpy | Elenco: Julie Delpy, Bernadette Lafont, Emmanuelle Riva
Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: Verão de 1979. Albertine, de 10 anos, e todos os seus parentes reúnem-se na casa de família, no interior da França, para o aniversário da avó. Nesse movimentado encontro, todos acreditam que o Skylab, parte de um foguete da NASA, poderá cair sobre as suas cabeças. Enquanto isso, paixões repentinas, loucas revelações e alguns vexames elevam a temperatura do grupo.

Mostra no SESI Itu traça um panorama atual do cinema pelo mundo

Sr. Kaplan | Mr. Kaplan
Uruguai / Espanha / Alemanha, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia, 98 min
Direção: Álvaro Brechner | Elenco: Héctor Noguera, Néstor Guzzini, Rolf Becker
Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse: Irritado com a ociosidade da velhice, Jacobo Kaplan decide investir em uma missão que poderá transformá-lo em herói: desmascarar um ex-nazista que vive tranquilamente em uma pequena praia uruguaia.
Vencedor de 14 prêmios, incluindo o de Melhor Filme Latino-Americano no Mar del Plata Film Festival.

Serviço:
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Panorama Contemporâneo
Local: SESI Itu
Endereço: Rua José Bruni, 201, São Luiz
Data: de 30 de setembro a 17 de novembro
Entrada: Gratuita
(11) 4025-7332 ou [email protected]

Comentários