Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conferência sobre a obra de Nelson Werneck Sodré será realizada hoje

O evento acontece no Museu Republicano.

Em comemoração ao Centenário de “Nelson Werneck Sodré”, o Museu Republicano Convenção de Itu preparou uma conferência sobre a obra do autor, que contará com a participação dos professores Marcos Silva e Olga Frugoli Sodré. O evento acontecerá no dia 13 de abril, às 18h30.

O grupo “Ô de Casa” fará uma homenagem artística à memória sempre renovada de Nelson. Para tanto, foram reunidas canções e um poema, a fim de reencontrar a beleza do pensamento e a capacidade de luta manifestada pelo autor. O espetáculo é uma homenagem às obras que enfocam as tradições culturais brasileiras.

Marcos Silva

É professor titular em Metodologia da História, doutor e mestre em História Social pela FFLCH/USP, São Paulo, com Pós-Doutorado na Université de Paris III. Foi bolsista da FAPESP, do CNPq, do CNRS, e da Biblioteca Nacional. Assessorou equipes de professores de história das Rede Estadual Paulista e Municipal Paulistana. Publicou “Prazer e poder do Amigo da Onça” (Paz e Terra, 1989), “História – O prazer em Ensino e Pesquisa” (Brasiliense, 1995; reeditado em 2003) e “Dicionário Crítico Câmara Cascudo” (Perspectiva, 2003, relançado em 2006), dentre outros livros, além de artigos. É autor do projeto e co-autor do texto final do “Atlas Histórico do Rio Grande do Norte” (Diário de Natal, 2006).

Olga Sodré

É filha da ituana Yolanda Frugoli Sodré e do militar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré. É doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra ainda o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Programação:

- Argumento (Paulinho da Viola)

- Tenha pena de mim (Cyro de Souza e Babahu)

- O Mestre-Sala dos Mares (J. Bosco e A. Blanc)

- Seleção: temas do Cordão Encarnado (Domínio Público) e trechos do Hino da Proclamação da República (Medeiros e Albuquerque e Leopoldo Miguez)

-San Vicente (Milton Nascimento e F. Brant)

- Antonico (Ismael Silva)

- Comício em Mangueira (Wilson Batista e Germano Augusto)

- Seleção de Marchinhas: Abre Alas! (Chiquinha Gonzaga), História do Brasil (Lamartine Babo), Marcha do Cordão do Bola Preta (Nelson Barbosa e Vicente Paiva), Mamãe eu quero (Jararaca e V. Paiva), Marcha do Caracol (Peter Pan e Afonso Teixeira), Daqui não saio! (Paquito e Romeu Gentil), Chiquita Bacana e Yes, Nós temos Banana (Alberto Ribeir e João de Barro)

- Trem do Pantanal (Paulo Simões e G. Roça)

- Infelizmente (Ary Pavão e Lamartine Babo)

- Sabiá (Tom Jobim e Chico Buarque)

- Seleção de Músicas de Protesto: Bodas (M. Nascimento e Ruy Guerra), Marginália II (Gilberto Gil e Torquato Neto), Cantiga Brava (Geraldo Vandré), Sina do Caboclo (João do Vale e J. B. Aquino), Esse Mundo é Meu (Sérgio Ricardo e R. Guerra), Opinião (Zé Kéti), Juízo Final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares), Ponteio (Edu Lobo e Capinam).

- Hino do Senhor do Bonfim (Arthur de Salles e João Antonio Wanderley)

- Vai passar (Chico Buarque)

- Intervenções Poéticas: “Canção do Exílio” (Gonçalves Dias), “Cântico Negro” (José Régio), “Litania dos Pobres” (Cruz e Souza)

SERVIÇO

Data: 13 de abril
Horário: 18h30
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” - MP/USP
Rua: Barão de Itaim, 140, centro – Itu/SP

Mais informações pelo telefone (11) 4023-2525 

Comentários