Esportes

Publicado: Terça-feira, 26 de maio de 2015

Ituano vai ao Serra Dourada enfrentar o Goiás pela Copa do Brasil

Jogo valendo vaga nas oitavas de final ocorre nesta quarta.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano vai ao Serra Dourada enfrentar o Goiás pela Copa do Brasil
Clayson é um dos jovens jogadores revelados nas categorias de base do Ituano

Ituano e Goiás são dois clubes que estão valorizando os jovens formados na base. Na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Galo de Itu teve três atletas formados na base na equipe titular e mais cinco no banco. No Goiás, foram quatro titulares e mais cinco no banco. O zagueiro Léo, que começou no sub-15 em 2011, confirma o bom trabalho do time rubro-negro.

“A base do Ituano está crescendo. Tem eu, o Clayson, agora o Ewerton. E ainda tem o Guilherme. Mais do que nunca a base do Ituano está crescendo”, disse Léo, que jogou as 20 partidas da temporada, o tempo todo, com 1.800 minutos em campo. “Todo jogador quer jogar. Independente do tempo ou os 90 minutos. E não sou diferente. Estou jogando todo jogo e mantendo a regularidade”, completou.

O atacante Clayson, titular desde o Campeonato Paulista, também tem jogado muito. São 19 jogos até aqui. O volante Ewerton foi titular pela segunda vez no ano, mas já tem 25 jogos com a camisa do Ituano. “É uma oportunidade e estou muito motivado. Quem vem da base sabe que tem que manter a regularidade para conquistar nosso espaço”, afirmou o jovem de 21 anos.

Jogando com estes jovens “experientes”, o Ituano conseguiu uma boa vantagem ao vencer a partida de ida por 2 a 0. Mas ninguém no elenco se ilude. E reconhecem a superioridade do Goiás, que está na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro – empatado com Sport e Corinthians, ambos com sete pontos conquistados.

“O Goiás vem fazendo uma boa campanha. Ganharam do Palmeiras, do Atlético Paranaense e empataram com o Vasco no Rio de Janeiro. É um time que marca forte, muito organizado e que tem uma transição ofensiva muita rápida. A velocidade num campo grande como é o Serra Dourada é uma arma perigosa”, analisou o técnico Tarcísio Pugliese.

Mesmo os mais jovens já sabem das dificuldades de se jogar no Serra Dourada. “Lá o campo é enorme, mas vamos encontrar a mesma dificuldade que encontramos aqui. Nosso time está trabalhando forte e estamos focados na classificação. Vamos manter os pés no chão para manter a vantagem”, afirmou Ewerton. “A gente sabia que aqui seria um jogo difícil. O mais importante era não tomar gol. E conseguimos com uma boa vitória. É repetir uma boa partida lá para confirmar a classificação”, disse Léo.

Retrospecto

A partida desta quarta-feira, dia 27 de junho, às 19h30, será a quarta do Ituano no estádio Serra Dourada. Em 2003, empatou em 1 a 1 com o Goiás. Na Série B em 2005, perdeu para o Vila Nova por 4 a 3 e no ano seguinte venceu por 1 a 0. São resultados que classificariam o Ituano para as oitavas de final da Copa do Brasil.

“Nós temos uma vantagem considerável, mas 2 a 0 é um resultado perigoso. Passamos por uma experiência difícil em Joinville. Perdemos de 1 a 0, com um jogador a menos e tivemos muitas dificuldades”, lembra Tarcísio Pugliese. O zagueiro Láo também concorda. “Esse resultado é perigoso. Temos que entrar jogando e buscando a vitória”.

A outra estatística também é favorável ao Ituano. Em 20 jogos nesta temporada, somente na estreia do Paulistão contra o Santos, na Vila Belmiro, o Ituano perdeu por um placar que resultaria a eliminação na competição nacional. Foi 3 a 0. “Vamos manter o nosso mesmo modelo de jogo. Independente de onde vamos jogar e da situação da competição, temos que dar sequência ao que estamos fazendo nesta temporada”, finalizou Tarcísio Pugliese.

Comentários