Esportes

Publicado: Segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ituano termina em terceiro lugar no Campeonato Paulista Sub-20

Galo de Itu foi eliminado pelo Grêmio Osasco na semifinal.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano termina em terceiro lugar no Campeonato Paulista Sub-20
Marcão tenta de voleio abrir o placar contra o Grêmio Osasco, que acabou saindo com a vitória por 2 a 1

O Ituano perdeu novamente para o Grêmio Osasco e está eliminado do Campeonato Paulista Sub-20. A nova derrota, dessa vez por 2 a 1, aconteceu na noite de sábado, dia 22 de novembro, no Estádio Novelli Júnior. O Galo de Itu precisava vencer por dois gols de diferença para encarar o Corinthians na grande decisão. Com o resultado, acabou terminando num honroso terceiro lugar.

O jogo

O Ituano começou a partida com toda a velocidade. Criou duas oportunidades logo nos primeiros minutos. Em outro lance, Marcão matou no peito e tentou de voleio. O primeiro gol saiu logo. Clayson recebeu na entrada da área, passou pelo zagueiro e quando se preparava para finalizar foi derrubado. O árbitro Ilbert Estevam não teve dúvidas. Pênalti marcado e próprio Clayson cobrou com precisão para fazer 1 a 0 aos 13 minutos.

O bom público que compareceu ao jogo tinha certeza que era questão de tempo para sair o segundo gol. O Ituano dominava a partida e, na melhor chance, Guilherme fez grande jogada pela esquerda e finalizou com força. O goleiro Jeferson deu o rebote e Jair chegou um pouco atrasado. O segundo gol não saiu e o panorama mudou na segunda etapa.

O segundo melhor ataque do campeonato continuou em busca do segundo gol. Clayson finalizou no goleiro, Marcão finalizou outra por cima e numa cobrança de falta de Clayson, o goleiro Jeferson fez grande defesa colocando para escanteio. Aos poucos o time do Osasco foi crescendo no jogo. Aos 19 minutos, numa cobrança de falta no ângulo, O Osasco chegou ao empate. Foi uma ducha de água fria no Ituano que não conseguiu reagir.

Em seguida sofreu o gol da virada. O técnico Vinicius Bergantin tentou mudar o panorama da partida colocando Renan e Wesley. No fim, Osasco confirmou a classificação para a final do Paulista, virando o jogo. “Temos também que dar os parabéns ao Osasco. Eles jogaram assim também no primeiro jogo. Chegaram cinco vezes e marcaram quatro gols. Enquanto nós chegamos mais vezes, mas não conseguimos marcar os gols. Temos que reconhecer o mérito da equipe deles que foram competentes e transformaram as chances em gol”, disse o treinador.

Bola pra frente

Apesar da tristeza da eliminação, o Ituano conseguiu um feito inédito: terminou na terceira colocação do Campeonato Paulista Sub-20. “A gente sai muito chateado desta partida. Sabíamos da nossa responsabilidade pela nossa experiência. Saímos de cabeça erguida pela boa participação no campeonato. Mas quando chegamos à semifinal, nós queríamos chegar à final”, afirmou Clayson.

“Os jogadores sabem disso. É histórica esta colocação. Claro que todos queriam o título, chegar à final. Era uma situação bem palpável. Sentimos a derrota, mas não podemos baixar a cabeça. O trabalho foi muito satisfatório nesta temporada. Estamos servindo o elenco de profissionais com atletas que estão crescendo no clube e amadurecendo rapidamente”, analisou Vinicius Bergantin.

Agora o zagueiro Léo e os atacantes Marcão, Gabriel e Clayson retornam ao profissional. E levam consigo um aprendizado. “A lição que eu levo não é só deste campeonato, mas também da Série D. O primeiro jogo é sempre muito decisivo. Entramos com garra, determinação neste segundo jogo, mas o resultado do primeiro jogo influencia e muito. Temos que jogar sempre com o regulamento”, afirmou Clayson. 

Comentários