Esportes

Publicado: Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Ituano conquista a primeira vitória do ano em dérbi contra o São Bento

Equipe de Itu fez 2x0 na terceira rodada do Paulistão.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano conquista a primeira vitória do ano em dérbi contra o São Bento
Martinelli, autor do segundo gol do Galo de Itu

O Ituano precisava da primeira vitória no Campeonato Paulista 2019, assim como o rival São Bento. Com apenas um ponto cada, os dois tinham que vencer nesta terceira rodada para sair das últimas posições na competição. E na tarde dessa segunda-feira, 28 de janeiro, foi a equipe de Itu que balançou a rede e comemorou com a torcida no Estádio Novelli Júnior. Com gols de Claudinho e Martinelli, o Ituano venceu o dérbi regional por 2x0 e pulou para o 3º lugar no grupo D.

"O peso desta vitória é muito grande. Sabemos o quanto o Campeonato Paulista representa para este clube. Um clube correto, com profissionais capacitados e dedicados. Sempre é importante você vencer num campeonato tão difícil como este. E ainda que vencemos com merecimento. Numa análise deste nosso início, investimos pouco para ganharmos do Novorizontino. Já fizemos mais em São Caetano e por pouco não saímos com a vitória. E hoje demos um passo a frente e conseguimos a vitória", comentou o técnico Vinicius Bergantin.

Esta é a quarta vitória seguida da equipe contra o São Bento. Desde setembro de 2013 o Galo não sabe o que é perder este jovem dérbi de apenas 20 partidas. Claudinho, que marcou o primeiro gol da temporada falou do ambiente no vestiário. "Hoje é um clima diferente por causa desta vitória num clássico. A gente estava precisando. Nossa estreia não foi boa. Fizemos um bom jogo em São Caetano, mas não vencemos. Hoje superamos o calor que estava enorme e o cansaço. Fomos felizes", afirmou o jogador que marcou seu 12º gol com a camisa do clube.

O próximo confronto do Galo será contra a Ferroviária, em Araraquara, no dia 31 de janeiro (quinta-feira). A partida ocorre às 21 horas.

O jogo

Diferente das duas primeiras partidas, o técnico Vinicius Bergantin promoveu três alterações na equipe que começou a partida. Uma delas foi a estreia do atacante Alemão. "As alterações foram para nós ganharmos mais força no ataque. Com as entradas de Martinelli e Bassani pela boa pré temporada e sequência que vem desde o ano passado. Já a entrada do Alemão foi pela sua experiência, com qualidade diferenciada e uma boa visão de jogo. A minha ideia era ter força na parte ofensiva", explicou.

A intenção foi frustada com o calor de 35 graus com o jogo começando as 17h30. Não houve nenhuma finalização no alvo no primeiro tempo. Teve uma cobrança de falta de Jonas na barreira, e uma finalização errada de Martinelli após o cruzamento de Jonas. O calor era excessivo. "O primeiro tempo foi muito estudado. Começamos melhor e depois o São Bento conseguiu envolver um pouco a gente. Pedi para que eles começassem forte os dois tempos. Com o objetivo de encurralar o adversário e não dar chance para o adversário respirar. No segundo tempo este plano deu certo e fez com que conquistássemos a vitória de forma merecedora", lembrou Vinicius.

Claudinho roubou uma bola na saída do São Bento e tocou rápido para Bassani que ajeitou e bateu para o gol. Por cima. Aos 10 minutos, bola tocada da direita, Bassani só desviou e Martinelli dominou com classe, tirou o zagueiro e cruzou meia altura. Alemão fez o corta luz e levou o zagueiro. Claudinho recebeu de frente para o gol, ajeitou e marcou o primeiro gol do Ituano em 2019.

A partir deste gol, o Galo de Itu foi superior o tempo todo. Peri recebeu no meio campo, preparou e soltou a bomba, assustando o goleiro Renan. Tabela entre Bassani e Claudinho que recebeu na frente e quando preparou o chute foi interceptado. Depois com as entradas de Correa e Morato, o Ituano aumentou a segurança lá atrás e deu velocidade na frente. Falta no Martinelli e expulsão do zagueiro Emerson Páscoa pelo segundo amarelo. Na cobrança, Jonas bateu colocado por cima. Renan com um tapinha colocou por cima.

Faltando 5 minutos, entrou Marcelinho e o Ituano buscou o segundo gol. Marcelinho tabelou na esquerda com Claudinho que recebeu dentro da área e devolveu a assistência para Martinelli. Ele bateu de canhota e fechou o placar. "Estávamos trabalhando firme em busca desta primeira vitória. Hoje a pegada e a vontade foram diferentes. Marcar o meu primeiro gol no Campeonato Paulista é muito importante. Já tinha feito gol na Copa Paulista e agora fiz no Paulistão", contou Martinelli.

Após o primeiro resultado positivo, o Ituano pretende manter o crescimento. "Com a vitória aumenta a confiança. Vamos atrás dos três pontos em Araraquara. Se repetimos uma boa atuação poderemos sair de lá vitorioso", afirmou Claudinho. O técnico Vinicius Bergantin é mais prudente. "O sonho de todo o treinador é ter uma progressão no campeonato jogo a jogo. Sabemos das dificuldades. Uma vitória sempre é bem vinda. Temos outro jogo já na quinta fora de casa, contra a Ferroviária. Queremos fazer um ótimo jogo em Araraquara e nos acostumarmos com os bons resultados como este de hoje", finalizou.

Comentários