Esportes

Publicado: Terça-feira, 25 de novembro de 2014

Elenco profissional do Ituano retoma atividades visando o Paulistão

Grupo aguarda ainda a chegada de novas contratações.

Crédito: Divulgação/Ituano FC Elenco profissional do Ituano retoma atividades visando o Paulistão
Elenco do Galo iniciou a pré-temporada com testes físicos

O elenco profissional do Ituano se reapresentou nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, e a primeira novidade foi o retorno do preparador físico Anselmo Sbragia, que já montou o planejamento. “Teremos 10 semanas de treinamentos. É até um pouco a mais do que tivemos no ano passado até a estreia no campeonato. Vamos nos preparar sem pressa, tendo a melhor avaliação física de cada atleta e dando o tempo necessário sem queimar etapas. Este é o nosso objetivo”, explicou.

Enquanto isso, o técnico Tarcísio Pugliese vai montando junto com a diretoria o elenco para 2015. “Foi mantido um bom número de atletas que disputou a Série D. Alguns destes atletas já haviam disputado o Paulista. Ainda devem voltar outros atletas. E outras contratações estão sendo feitas. A partir da semana que vem vamos começar a receber estes atletas. Boa parte do elenco já está bem encaminhada. São poucas contratações que ainda deveremos fazer”, afirmou Tarcísio Pugliese. Com o fim de seus contratos, seis atletas deixaram o clube: Alex, Airton, Elielton, Elvis, Samuel e André Luis.

Serão três grupos neste início de trabalho. Os que disputaram a Série D e já se apresentaram como Diego, Gustavo, Zé Carlos, Ewerton, Gercimar, Cristian, Marcelinho, Claudinho e Ricardinho; outro grupo que disputou o Paulista sub-20 e que vai ganhar uma folga antes de retornar ao profissional, como Léo, Clayson, Marcão e Gabriel, e os atletas que ainda estão disputando o Campeonato Brasileiro ou que estão encerrando suas participações em outras equipes.

“Estes atletas que ainda estão em competição terão pelo menos 15 dias de férias. É necessário este tempo de descanso físico e mental para reiniciar as atividades conosco. Depois vamos deixar o grupo homogêneo fisicamente”, afirmou Sbragia. Uma novidade para o Campeonato Paulista 2015 é o elenco com 28 atletas. São três goleiros e mais 25 de linha. O que não deverá ser problema para o Ituano, que disputou neste ano com um elenco de 26 atletas.

“Não vivenciei esta situação ainda. Só terei uma ideia melhor após o campeonato. Claro que para os clubes grandes é prejudicial porque tem um elenco maior com muitos atletas e não poderá utilizá-los. Neste momento tornou-se mais importante ainda a montagem do elenco. Você não pode errar. Você tem que ter cautela nas contratações e errar o mínimo possível. Temos que ter muito critério nas contratações”, explicou Tarcísio.

O atual elenco tem 13 atletas que disputaram o Brasileiro Série D deste ano. Destes, 10 disputaram e conquistaram o título Paulista, além de Jackson Caucaia que está se recuperando de lesão após empréstimo ao Bragantino. “O clube que tem uma base para seu elenco sai na frente. Porque são atletas que já se conhecem, conhecem a comissão técnica, conhecem o clube. Tudo isso facilita o processo porque não perde tempo para adaptação. Isso tem um peso grande na disputa do campeonato”, analisou Tarcísio Pugliese.

A outra novidade para 2015 é que todos os clubes terão no mínimo 30 dias para realizar sua pré-temporada. Vai deixar o início da competição mais equilibrado com os clubes que sempre iniciam a preparação antes dos grandes. “Quatro semanas de treinamento é um período bem aceitável para se iniciar a competição. Acredito que estes clubes que disputam o Brasileiro já vêm com um bom potencial físico logo na primeira rodada. Isso vai deixar o campeonato muito mais forte. Por isso saímos antes, mas é claro que não teremos a vantagem que nós tivemos outros anos”, disse o preparador físico rubro-negro.

Independente deste equilíbrio, Tarcísio confia num bom desempenho do Ituano. “Tenho uma expectativa positiva para 2015. O Ituano é um clube que dá boas condições de se trabalhar. Tem estrutura, é organizado. E pela seriedade das pessoas que trabalham aqui tanto na comissão técnica como na diretoria. Acredito que temos condições de fazer um bom Campeonato Paulista”, finalizou Tarcísio Pugliese.

Comentários