Esportes

Publicado: Quinta-feira, 21 de maio de 2015

Com dois de Ronaldo, Ituano vence o Goiás pela Copa do Brasil

Resultado dá tranquilidade ao Galo de Itu no jogo de volta.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Com dois de Ronaldo, Ituano vence o Goiás pela Copa do Brasil
Jogadores do Ituano celebram o primeiro gol da noite, feito por Ronaldo de pênalti

O atacante Ronaldo marcou duas vezes e o Ituano venceu o Goiás - equipe da Série A nacional - por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, dia 20 de maio, no Estádio Novelli Júnior, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O resultado dá tranquilidade ao Galo de Itu no jogo de volta, que acontece no dia 27 no estádio Serra Dourada, em Goiânia, já que o time avança para as oitavas de final até se perder pelo placar mínimo.

As duas equipes já se enfrentaram pela Copa do Brasil em outra oportunidade. Foi em 2003, quando o Ituano vinha da conquista de seu primeiro título estadual. Pela segunda fase da competição, após dois empates em 1 a 1, o Goiás venceu a disputa de pênaltis por 4 a 2 e se deu melhor. Agora, Galo de Itu tem tudo para dar o troco.

O jogo

O primeiro tempo foi truncado, mas com domínio do Ituano. O time da casa ia pra cima e levava perigo ao gol esmeraldino. Porém, o grande problema do Galo desde o início do ano atrapalhou a abertura do placar: a ineficiência ofensiva. O rubro-negro se atrapalhava nas finalizações, não convertendo as chances que tinha. Já o Goiás chegava em alguns contra-ataques, mas o sólido sistema defensivo do Ituano tratava de tirar.

O rubro-negro teve uma boa oportunidade aos sete minutos. Dick cobrou falta de forma rápida, passou para o atacante Rolando, que devolveu ao lateral-direito dentro da área. Na finalização, a bola explodiu na trave. Outra chance só saiu aos 34 minutos, quando Clayson (um dos melhores da partida) bateu firme para grande defesa do goleiro Renan.

O Ituano voltou melhor na segunda etapa e levou perigo já aos dois minutos. Claudinho recebeu pela esquerda e tentou tirar do goleiro esmeraldino. Conseguiu, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. A outra chance saiu cinco minutos depois. Ronaldo cobrou falta rápida perto da área e passou para Dick. O lateral chutou, mas a bola explodiu no travessão.

O Goiás teve uma chance aos 18 minutos com William, mas Fábio espalmou. No rebote, Bruno Henrique quase fez. Mas esse lance foi isolado. O domínio rubro-negro na segunda etapa foi evidente. Aos 28, a bola sobrou para o zagueiro Léo na área, que girou e bateu firme. Renan mandou pra fora. No escanteio, ele cabeceou firme e a bola passou rente à trave.

O domínio do Ituano foi recompensado aos 31 minutos, quando Felipe Macedo colocou a mão na bola e a arbitragem deu pênalti. O zagueiro esmeraldino levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O atacante Ronaldo – que havia aparecido pouco no jogo – bateu bem e converteu. Festa no Novelli Júnior, que recebeu 3150 torcedores – o terceiro maior público do ano.

Mas 1 a 0 seria pouco para o volume de jogo apresentado pelo time armado por Tarcísio Pugliese. Aos 43 minutos, Cristian lançou bem para Dick pela direita. Jogando como um ala, o lateral cruzou com precisão para Ronaldo apenas empurrar para o fundo das redes, marcando seu segundo gol no jogo – e o quarto na Copa do Brasil. Grande vitória do Ituano!

Ficha técnica:
Ituano 2x0 Goiás
Ituano: Fábio; Dick, Leonardo Luiz, Naylhor e Peri; Jonatan Lima, Ewerton (Guilherme), Clayson (Gilberto) e Cristian; Ronaldo e Claudinho (Bassani). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Goiás: Renan; Everton, Felipe Macedo, Fred e Alex Alves; Juliano, Rodrigo, William Kozlowski (Péricles) e Felipe Menezes (Arthur); Erik (Deivid Duarte) e Bruno Henrique. Técnico: Guilherme dos Anjos (representando o suspenso Hélio dos Anjos).
Gols: Ronaldo aos 33’ e 42’ do 2º T.
Cartões amarelos: Ewerton, Cristian e Ronaldo (Ituano); William Kozlowski, Felipe Macedo, Arthur e Alex Alves (Goiás).
Cartão vermelho: Felipe Macedo (Goiás).
Público: 3.150 pagantes.
Renda: R$ 22.360,00.

Comentários