Esportes

Publicado: Quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Basquete feminino de Itu é campeão nos 82º Jogos Abertos do Interior

Equipe venceu Santo André na final por 58 a 55.

Crédito: Juca Ferreira Basquete feminino de Itu é campeão nos 82º Jogos Abertos do Interior
Equipe feminina do Basquete Ituano

Itu venceu, no dia 18 de novembro, a final do basquete feminino pelos 82º Jogos Abertos do Interior sobre Santo André, em São Carlos. Pelo placar de 58 a 55, o time ituano conquistou o ouro e fez história como a primeira equipe de uma modalidade de quadra a chegar à uma final e, agora, a conquistar o título.

A cestinha da partida foi a armadora do Ituano Basquete, Joice, com 27 pontos. Com o ótimo desempenho, a atleta diz que ser a maior pontuadora, em um esporte coletivo, é resultado de um trabalho com muito foco. “Estou muito feliz com a boa partida do basquete ituano, junto com as meninas que ficaram na torcida e que completam essa equipe, e as que agregaram [para os Jogos Abertos], e todos os fiéis torcedores ituanos. Hoje quis assumir, pois sabíamos que podíamos e queríamos ganhar. E basquete não para, logo mais pegaremos elas [Santo André] novamente e temos que ter esse mesmo foco e determinação. Jogamos com a mesmo serenidade que vamos jogar o Paulista. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. Missão dada é missão cumprida", afirma Joice.

Todas as outras atletas do Ituano também pontuaram. A pivô Monique marcou 12 pontos, a lateral Palmira e a pivô Kelly registraram 8 tentos cada, a lateral Patrícia (Chuca) marcou 2 e Evilyn Silva, que integrou a equipe para a competição, marcou 1.

Itu venceu três dos quatro quartos da partida, que foram fechados com as parciais de 19 a 10, 31 a 32, 42 a 41 e finalmente no placar final de 58 a 55.

O secretário de esportes de Itu, Douglas Boschetti, comemora a importante conquista: "É uma alegria tremenda. Coroando um trabalho sério. Aproveito para agradecer toda comissão técnica, o [técnico Antônio Carlos] Barbosa, a Elis [Schanoski, assistente técnica], Augusto [Cruzolini, preparador-físico], Fabinho [Imenes, fisioterapeuta], o Nino [Joberson de Moraes, fisioterapeuta], que ajudou nós de última hora também; à toda Prefeitura, ao prefeito Guilherme Gazzola pelo apoio, aos patrocinadores, ao presidente do Ituano e às jogadoras, que se dedicaram, jogar cinco jogos seguidos não é fácil, então agradecer elas pelo empenho, por terem honrado a camisa de Itu, elas fizeram com maestria. Estou muito feliz. Tenho muito orgulho desse time, tenho orgulho de ser secretário de esportes e ter meninas assim para representar a gente, isso é fantástico", afirma.

Para o experiente técnico Antônio Carlos Barbosa, a vitória nesta competição é especial: "Sempre é bom ganhar, um título sempre é importante. Agora, este, tem um sabor totalmente diferente, porque vem premiar um projeto, vem premiar um trabalho de Itu, um trabalho de parcerias, do poder público - através do prefeito Guilherme Gazzola, que foi quem iniciou todo esse trabalho -, a Secretaria de Esportes, o Ituano, o Vinicius [Guitti, presidente do Ituano], o Douglas; aí foram buscar as parcerias com a CIS, com o Secom, com a Eppo, com Alvorada Supermercados, com a ITV e com a Starrett. Essa parceria nos levou a formação de uma equipe competitiva, de alto nível, que vem representando bem e conseguiu uma performance histórica para a cidade. Não é fácil uma cidade chegar a uma final dos Jogos Abertos e conquistar título, é uma elite, principalmente de modalidades badaladas, modalidades em que o nível de concorrência, o nível de equipes competitivas e onde o investimento é grande, como é o caso do basquete. Então, eu fico muito feliz, porque estou fazendo parte deste projeto e está se tornando um projeto vitorioso”, explica o treinador.

Barbosa reconhece ainda a dificuldade da competição e como ela exige das atletas. “Essa competição ela é extremamente complicada, principalmente para nós, que tínhamos apenas cinco jogadoras em nossa equipe em condições de jogar os Jogos Abertos, então nós tivemos que nos socorrer de cinco meninas, três que já haviam jogado para nós nos Jogos Regionais e duas jogadoras sem clubes para poder completar a equipe, consequentemente, o revezamento fica comprometido. Então nós tivemos hoje - com exceção da Chuca que saiu talvez uns sete/oito minutos por uma pancada no joelho e entrou a Evelyn, que foi muito bem - as demais jogaram quarenta minutos; e outra, é a quinta partida na competição, justamente por essas meninas estarem entrosadas como equipe, o revezamento acabou privilegiando pouco no descanso das jogadoras, e chegou hoje o time estava no limite”, afirma.

As atletas do Ituano Basquete que jogaram os Jogos Abertos tiveram dois dias de folga e depois voltaram a treinar com o restante do elenco que permaneceu em Itu durante a competição. A equipe se prepara para a primeira partida dos playoffs do Campeonato Paulista que ocorre na segunda-feira, 26 de novembro, às 19h, no Ginásio da Associação Atlética Ituana “Joaquim Dias” (Praça Conde de Parnaíba, 168, Centro) em Itu, mais uma vez enfrentando o Santo André/Apaba.

Comentários