Educação

Publicado: Quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato visita Picinguaba e Paraty

Alunos vivenciaram a cultura e a natureza dos locais.

Crédito: Divulgação/Colégio Monteiro Lobato Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato visita Picinguaba e Paraty
Alunos do Colégio Monteiro Lobato durante aula prática

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Integrado Monteiro Lobato realizaram uma viagem educativa entre os dias 21, 22 e 23 de agosto. Acompanhados dos professores, eles visitaram as cidades de Picinguaba e Paraty, para vivenciar a cultura e a natureza dos locais.

“O Trabalho de Campo foi mais do que uma aula prática de Biologia. Foi uma descoberta do nosso pensar, sentir e agir. As trilhas foram aulas práticas fundamentais para conhecer e vivenciar a natureza e sua importância. Uma riquíssima troca de experiências, abordando conhecimento biológico, químico e histórico”, conta o professor Eduardo.

O aprendizado teve início antes mesmo da viagem, com a organização por parte dos profissionais do Colégio e pelos alunos, que tiveram que convencer seus responsáveis da importância de tal experiência. Segundo Eduardo, o trabalho de agendamento, acertos financeiros, como proceder e se comportar na viagem, acarretou aos alunos o posicionamento empreendedor e a postura ativa na aprendizagem.

“Desde o começo do ano, imaginava como seria a viagem, e nem de longe achei que seria tão boa como foi. Ver as coisas em aula é uma coisa, mas senti-las na pele é outra, totalmente diferente, fica em nossa memória para sempre. A viagem foi repleta de outros pontos de vista, não só da matéria, também das pessoas que estavam por lá. Conheci um pouquinho mais de cada um, e deixei que conhecessem mais sobre mim; isso foi uma das coisas mais marcantes”, afirma Beatriz Barcella, aluna do 1º ano.

Durante a excursão, os estudantes presenciaram o saber das comunidades locais (quilombolas e caiçaras), que foram suas monitoras de trilhas e também cozinheiras. Além disso, eles puderam conhecer o Parque Estadual Serra do Mar - núcleo Picinguaba, que despertou o saber ouvir, entender e respeitar o outro, os animais e as plantas.

“Na viagem a Picinguaba, nós tivemos um contato intenso com a natureza e com os moradores locais, que nos transmitiram seus conhecimentos. Tivemos também a oportunidade de conhecer melhor uns aos outros e a nós mesmos, além de fazermos novas amizades”, assegura Laura dos Santos Fedeli, aluna do 3º ano.

O trabalho de campo foi finalizado com os alunos saboreando o rico conhecimento histórico-cultural-ecológico de Paraty. “A história da cidade nos deixa um gostinho de quero mais. Tais experiências foram importantíssimas na vida de nossos alunos", ressalta Eduardo. Para o professor, o relacionamento entre alunos-alunos, alunos-professores e alunos e demais pessoas com quem tiveram contato gerou um experimento positivo para toda a vida.

“A melhor excursão, com as melhores pessoas. Nesses três dias, o companherismo e o espírito de fraternidade, que fazem parte da filosofia da escola, se tornaram mais fortes através de momentos únicos, como por exemplo, ser ajudado por um amigo a atravessar uma cachoeira de 4 metros por não saber nadar. Não se pode esquecer da parte pedagógica da excursão, que foi alcançada com sucesso, gerando em nossas mentes, um novo conceito sobre sustentabilidade e a vida urbana”, concretiza Luis Felipe Nunes Rodrigues, aluno do 2º ano.

O Colégio

O Colégio Monteiro Lobato dispõe de um material didático moderno, que garante educação de qualidade para quem está sempre em crescimento. O Monteiro fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários