Entretenimento

Publicado: Sexta-feira, 4 de maio de 2018

Com 17 atrações, V Parada LGBT reúne milhares de pessoas em Itu

Evento promoveu diversidade e respeito com muita alegria e grandes atrações

Crédito: Divulgação Com 17 atrações, V Parada LGBT reúne milhares de pessoas em Itu
Abertura oficial do evento

No dia 29 de abril, a Praça Washington Luiz foi palco da V Parada LGBT de Itu. A concentração começou às 12h e às 14h foi iniciada a programação. Foram 17 atrações.
A abertura Oficial foi com a jornalista Benedita Martins Schanoski, figura muito influente na sociedade ituana, conhecida por muitos como “Ditinha”. Na sequência, apresentação com os Djs Willian Boichinelli, Francisco Costa, Willian Prado, Nip e Ed e WEMIXERS (Tico Malagueta e Tiago Cardoso). Apresentaram-se também as drags Nara Krystell, Arielle Lasciva, Brunethy Power, Yasmin Krystell, Kyara Freitas e a transsexual Bianca Lima. Os cantores Washigton Duarte e DKassio também marcaram presença na parada, que foi fechada com o show de Pabllo Vittar Cover.

O evento contou ainda com a presença de Sérgio de Paula, do Ministério da Cultura, Marcus Coelho, Secretário Estadual LGBT do Estado de São Paulo, Franco Reinaldo e Paola Valentina Xavier, do Museu Diversidade, Cássio Rodrigo, Coordenador da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo e militantes LGBT de Campinas.

A V Parada LGBT de Itu foi realizada em formato inédito este ano. Além das atrações, o local também contou com uma praça de alimentação beneficente com a participação de diversas instituições do município e um espaço de conscientização e prevenção à DSTs.

Milhares de pessoas acompanharam a quinta edição da Parada, que teve maior concentração de público no final da tarde. Os presentes aprovaram a mudança de formato, de acordo com depoimentos registrados na página oficial do evento, e puderam celebrar a diversidade com muita alegria e respeito. O tema da edição deste ano foi "A cor da minha pele, minha sexualidade e meu gênero não interferem na sua vida. Mas o seu preconceito interfere na minha".

"Tivemos alguns problemas por conta da alteração do formato, mas não desistimos da causa e realizamos um evento lindo, cheio de atrações e mensagens positivas. O sucesso é reflexo de um trabalho bem planejado, e eu agradeço a todos que puderam comparecer na parada deste ano", comenta Caio Araújo, presidente da Militância LGBT de Itu e idealizador do evento deste ano.

O diretor de Eventos da Prefeitura de Itu, Felipe Cavalheiro, também ficou bastante satisfeito com a receptividade do público ao novo formato do evento. "Com o apoio do governo municipal e estadual pudemos avançar com organização e infraestrutura da parada. Para o próximo ano, manteremos o formato, mas vamos incluir uma passeata pela cidade, antes da concentração", explica Cavalheiro, que ainda planeja um calendário LGBT para a cidade. "A causa LGBT não deve ser discutida ou lembrada apenas durante a parada. Temos que promover ações constantes para reafirmarmos os nossos direitos perante a sociedade”.  

Comentários