Educação

Publicado: Sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios inaugura sala de marcenaria

Espaço será utilizado para aulas de restauro patrimonial.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios inaugura sala de marcenaria
Novas máquinas estacionárias que equipam a oficina de marcenaria foram doadas pelo Banco do Brasil

Os 12 estudantes assistidos pelo Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios ganharam um novo espaço para aulas práticas de marcenaria, voltadas ao restauro de patrimônio histórico. Chamado de o ambiente, o espaço, com cerca de 115 m2, faz parte da recém-construída sede do projeto, no 2º GAC-L Regimento Deodoro.

As novas máquinas estacionárias que equipam a oficina de marcenaria foram doadas pelo Banco do Brasil. Segundo Raul de Souza Almeida, coordenador geral do Projeto Oficina Escola, o novo espaço permite aos alunos praticarem com maior assertividade as atividades de restauração em madeira. “A restauração de patrimônio histórico é algo delicado e que exige cuidado e precisão”, pontua Raul. “Nesse local os estudantes poderão praticar diversas atividades relacionadas ao restauro de peças e itens em madeira, colocando em prática as orientações e a teoria aprendida em aula.”

Entre os equipamentos que compõem a nova estrutura da marcenaria estão compressores e compressores de ar, serras de diferentes modelos e tipos, paquímetros, jogos de trenas, tulipa manual elétrica, kit fresa, parafusadeira, máquina de plaina desempenadeira, torno copiador para madeira, furadeira de impacto, entre outros acessórios e itens.

Histórico

Criado a 7 de dezembro de 2005, o Projeto Oficina escola é uma entidade sem fins lucrativos mantida com verbas do PROAC/ICMS – que prevê abatimento do imposto estadual a empresas que auxiliam projetos de cunho cultural, abatimento esse que é uma renúncia fiscal por parte do Governo do Estado de São Paulo.
O ProAC, Programa de Ação Cultural, foi criado pela Lei Estadual 12.268/2006.

Hoje, o Projeto atende adolescentes da rede estadual de ensino que tenham ao menos o 7º ano do Ensino Fundamental e que estejam frequentando a escola regular. Participam de aulas teóricas e práticas sobre Educação Patrimonial, Elaboração de Projetos, História da Arquitetura, entre outras disciplinas, que têm como objetivo capacitá-los a participar do mercado formal de trabalho da construção civil, representado pelas atividades de restauração, preservação e revitalização dos 235 imóveis históricos de Itu tombados pelos órgãos de preservação do Patrimônio Histórico, e 32 fazendas históricas dos séculos XVIII e XIX existentes no município. Tem-se como objetivo também capacitar esses estudantes para atuar, futuramente, nas áreas de carpintaria, marcenaria, pintura e alvenaria, em setores voltados para restauração, preservação e revitalização do Patrimônio Histórico-Cultural, como forma de geração de renda.

A frequência regular e atestada da escola é condição fundamental para fazer parte do projeto. “Hoje, atendemos a 12 alunos. O número limitado nos permite focar mais na qualidade da formação desses adolescentes, aproveitando ao máximo nosso espaço e instalações”, explica Raul. “O Projeto Oficina Escola é desenvolvido com base em serviços socioassistenciais e em uma proposição pedagógica baseada na metodologia do ‘Aprender a fazer, fazendo’, buscando promover uma maior integração entre a teoria e a prática, entre as atividades artesanais e intelectuais. Cada participante também recebe uma pequena quantia mensal, em dinheiro, para auxiliar na renda doméstica.”

A duração total do curso é de dois anos. Após a formatura, uma nova turma é iniciada. Além da sala dedicada à marcenaria, o Projeto conta com ampla sala de aula e laboratório de informática com máquinas aptas a rodar programas para a elaboração de projetos, arquitetura e construção civil, como o AutoCAD e SketchUp. Atualmente, todos os profissionais que colaboram com o Oficina Escola são remunerados. “É uma forma de profissionalizar o projeto”, acrescenta Raul.

Para a manutenção do projeto, seu idealizador destaca o apoio do ProAC/ICMS, da Heineken (que comprou a Brasil-Kirin) e da Starrett, empresas sediadas em Itu, que tiveram participação decisiva na estruturação da Oficina Escola.

Raul destaca, ainda, a importância do apoio decisivo dado pelo Exército Brasileiro, acolhendo, nas instalações do 2º GAC-L Regimento Deodoro, as atividades letivas da Oficina Escola, dando consistência e visibilidade à fase atual do projeto. “O quartel abriu as portas para nós, e vem nos apoiando bastante. Somos o primeiro projeto do 3º setor no Brasil a ser admitido e a operar no interior de uma instituição militar, o que configura uma situação pioneira em todo o país”, destaca. 

Comentários