Educação

Publicado: Segunda-feira, 21 de julho de 2014

Projeto "Ler é uma viagem" terá sessão para educadores em Itu

Livro "Dom Quixote das Crianças" será apresentado.

Projeto "Ler é uma viagem
Nas oficinas, o livro é contado por meio de uma sessão de leitura em voz alta

Diante do sucesso das sessões de leitura para estudantes e da repercussão do projeto “Ler é uma viagem” entre os educadores, a concessionária CCR ViaOeste está patrocinando oficinas de leitura em 17 cidades do interior de São Paulo. E nesta terça-feira, dia 22 de julho, é a vez dos educadores de Itu receberem o projeto.

A oficina de leitura será realizada na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Itu 400 Anos, nº 111, Bairro Itu Novo Centro, das 15 às 17 horas.

Como são as sessões de leitura

Durante os meses de julho e agosto de 2014, o “Ler é uma viagem” apresentará “Dom Quixote das Crianças”, de Monteiro Lobato, para educadores da rede pública de ensino, propondo um diálogo sobre práticas leitoras, dentro e fora do ambiente escolar.

Nas oficinas, o livro é contado por meio de uma sessão de leitura em voz alta e do acompanhamento musical ao vivo, operando assim um novo sistema de referências sensoriais.

A audição dessas histórias é importante ferramenta didática no sentido de trazer para o corpo sua interpretação. O figurino (de Flavia Arruda Xavier e Mirian Casemiro) é todo feito de embalagens tetrapack.

Os participantes recebem um material com informações sobre Monteiro Lobato, Cervantes e dicas de leitura. Além disso, também podem aproveitar o Material Pedagógico disponibilizado no site www.lereumaviagem.com.br.

As apresentações duram cerca de 90 minutos, sendo 45 minutos de sessão de leitura e 45 minutos de diálogos e práticas leitoras. Cada encontro terá 60 participantes, que trarão um livro de sua preferência para compartilhar com Dom Quixote.

Sobre o projeto

O projeto “Ler é uma viagem” é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve pesquisas para estimular o hábito e o prazer da leitura entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Através de projetos temáticos patrocinados (Hans Christian Andersen; Guimarães Rosa; e Monteiro Lobato) realiza sessões de leitura em escolas e bibliotecas públicas para estudantes, professores e familiares.

Idealizado e produzido por Élida Marques e Luiz Fernando Bolognesi, o programa nasceu em São Paulo, e continua sua trajetória em Itu, desde 2009, quando o casal de artistas-empreendedores mudou-se para o interior.

Para comemorar uma década de leituras, o Programa lançou-se ao desafio de apresentar Dom Quixote para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos).

Comentários