Educação

Publicado: Sexta-feira, 27 de março de 2015

Programa do Museu da Energia recebe alunos do Lar Escola Santo Inácio

Grupo participou da ação "Objetos que contam a história".

Crédito: Divulgação/Museu da Energia Programa do Museu da Energia recebe alunos do Lar Escola Santo Inácio
Crianças participam de atividades no Museu da Energia de Itu

Pelo quarto ano consecutivo, o Museu da Energia de Itu deu iníciou aos atendimentos do Programa de Formação de Público. A primeira instituição a participar em 2015 foi o Lar Escola Santo Inácio. Durante o mês de março, o Museu recebeu os alunos para as atividades do Programa que tem como objetivo disponibilizar a unidade museológica a comunidade educacional da cidade, como uma ferramenta pedagógica não formal, capaz de construir a identidade cultural, o sentimento de pertinência afetiva e de lugar junto aos educandos.

Os alunos participaram da ação educativa “Objetos que contam a história”, que visa estimular a percepção dos indivíduos sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação e criando afinidades com exposição. Os objetos, são “portadores de narrativas”, carregam em si uma carga de informações, sua história enquanto objeto, e sua relação com processos históricos.

Programa Formação de Público do Museu da Energia de Itu

Implantado pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu, em 2012, o Programa de Formação de Público recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no mesmo ano. O Prêmio consiste em reconhecer e valorizar as práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.

Serviço:
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro - Itu/SP
(11) 4022-6832
[email protected]
www.energiaesaneamento.org.br
www.twitter.com/museudaenergia

Comentários