Educação

Publicado: Sexta-feira, 26 de junho de 2015

Petrans forma mais de 1300 alunos no primeiro semestre de 2015

Programa ituano visa conscientizar os futuros motoristas.

Petrans forma mais de 1300 alunos no primeiro semestre de 2015
Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou aproximadamente 15 mil crianças

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes, realizou entre os dias 15 e 24 de junho, as formaturas referentes ao primeiro semestre do Programa de Educação no Trânsito (Petrans), nas escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, o Petrans formou neste primeiro semestre, mais de 1300 alunos, das EMEFs Ermelinda S. Machado, Padre Bento, Dr. Francisco Ursaia, Profª. Marilze Calil, Segundo Lorenzetti e Monsenhor Camilo Ferrarini e das EMEFEIs Maria Aparecida T. Navarro Dias, Rotary Itu Terras de São José, Walter Friedrich, Camping Santa Fé, Profª. Rachel S. Leitão e Dona Gabriela Emília C. Pacheco.

Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou aproximadamente 15 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Petrans tem a coordenação do GCM 2ª Classe Bellão e ainda os instrutores GCM 2ª Classe Catarino, GCMF 2ª Classe Ivone, Eva Bellão e a GCMF 2ª Classe Maria Aparecida. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos.

Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Comentários