Educação

Publicado: Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Inscrições para o Projeto Pequenos Leitores terminam nesta quinta

Podem participar Escolas Municipais de Educação Infantil.

Inscrições para o Projeto Pequenos Leitores terminam nesta quinta
Iniciativa da Editora FTD em parceria com o CEDAC já beneficiou cerca de 1.500 alunos de 3 a 5 anos e distribuiu mais de mil livros

As escolas municipais do Estado de São Paulo, distantes no máximo a 300 quilômetros da capital, podem se inscrever até esta quinta-feira, dia 15 de janeiro, no Projeto Pequenos Leitores, que visa formar educadores que atuam na Educação Infantil com crianças de 3 a 5 anos. O objetivo é a inserção da rotina de leitura no cotidiano das crianças a partir dos primeiros anos escolares.

O Projeto, que está em sua terceira edição, é uma iniciativa da Editora FTD em parceria com o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (CEDAC). Voltado à formação de membros da equipe técnica das Secretarias Municipais de Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Infantil, tem duração de dois anos e é realizado através de encontros presenciais e acompanhamentos à distância.

Em suas duas primeiras edições, o Projeto Pequenos Leitores atendeu os municípios de Guarulhos, Itatinga e Pratania. Foram beneficiados cerca de 60 profissionais dentre gestores educacionais, gestores escolares, professores e coordenadoras, e 1.500 alunos. No ano de 2014, foram distribuídos cerca de mil livros.

Serão promovidas ações de aproximação do profissional com o universo do livro infantil, planos de leitura em sala de aula, assim como medidas a serem tomadas por escolas e municípios. As escolas receberão acervos de livros selecionados conforme faixa etária. “A leitura literária deve ser incorporada no cotidiano das escolas como um direito de todas as crianças”, afirma Izabel Toro, responsável pelo departamento de Investimento Social Privado da Editora FTD.

As inscrições para o Projeto Pequenos Leitores podem ser feitas até o dia 15 de janeiro. Poderão participar os municípios que, por meio da Secretaria de Educação, atendam crianças da Educação Infantil, estejam a uma distância máxima de 300 quilômetros do centro da cidade de São Paulo e tenham até 160 professores que atuem com crianças de 3 a 5 anos, entre outros requisitos.

Todas as informações e procedimentos estão descritos no edital, disponível no link:
http://www2.ftd.com.br/CMS/siteFTD/noticias/regulamento_projeto_pequenos_leitores.pdf

Comentários