Educação

Publicado: Quinta-feira, 30 de abril de 2015

Educativo do Museu Republicano desenvolve projeto Intercurso Cultural

Participam da atividade alunos do Monteiro Lobato e Escola Berreta

Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu Educativo do Museu Republicano desenvolve projeto Intercurso Cultural
Encontro entre alunos das duas instituições de ensino

A partir da exposição “Itu em fotografias e Postais”, palestras e oficinas oferecidas pelo Museu Republicano, o educativo do Museu, a Escola Estadual Prof. Antônio Berreta e o Colégio Integrado Monteiro Lobato conceberam um projeto em desenvolvimento que resultasse num intercâmbio cultural entre os alunos. Para tanto, os trabalhos foram realizados nas seguintes etapas:

1- A Escola Estadual Prof. Antônio Berreta, a partir da disciplina eletiva “Caleidoscópio”, orientada pelas professoras Debora Móz e Ana Maria Roveri, realizou oficinas de fotografias com os alunos estimulando os olhares sobre a cidade. Especialmente no que toca aos seguintes temas: patrimônio cultural religioso, cotidiano, trabalhadores, paisagem urbana, praças e evolução urbana.

2- Já os alunos do Colégio Integrado Monteiro Lobato, orientados pelo professor Marcelo Leite e pela professora Claire, pesquisaram sobre as linguagens urbanas, entrevistando pessoas no Centro de Itu.

3- Além destas pesquisas, foram realizadas trocas de cartas e cartões postais entre os alunos das duas instituições de ensino, assinadas com pseudônimos.

O projeto foi iniciado em fevereiro e segue até junho de 2015. No dia 24 de abril, ocorreu o encontro entre os alunos das duas escolas envolvidas, estimulando a troca entre as linguagens verbais (entrevistas) e não verbais (fotografias), por meio da construção de painéis coletivos.

Neste momento também foram revelados os pseudônimos das cartas e postais, possibilitando uma troca afetiva entre os alunos e seus mundos. Ao finalizar a atividade, organizados em grupos, eles redigiram cartas à Câmara de Vereadores da década de 1910 para atentar sobre os problemas contemporâneos da cidade de Itu.

Comentários