Educação

Publicado: Terça-feira, 30 de junho de 2015

Educação de SP oferece aulas gratuitas de até seis idiomas

223 unidades do Centros de Estudo estão com matrículas abertas

Alunos da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental podem aprender um segundo, ou até terceiro, idioma no próximo semestre. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com as matrículas abertas para os cursos oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas (CELs). São ao todo 223 unidades espalhadas pela capital, região metropolitana e interior. As aulas são gratuitas e oferecem certificado de conclusão.

Nos CELs os alunos têm à disposição um cardápio diversificado de línguas estrangeiras, incluindo: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. A oferta varia de acordo com a região. As aulas têm foco a gramática e a conversação dos alunos. Por isso, o material utilizado em sala de aula dá preferência a situações do cotidiano, como uma entrevista de emprego, dar e receber informações a um turista, e como preencher formulários. Os professores também utilizam letras de música e séries de TV em exercícios de fixação do conteúdo.

Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma das unidades (veja aqui a lista) e apresentar cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável. Os cursos são presenciais e divididos em seis módulos. Todos os aprovados recebem certificado de conclusão de curso. As aulas começam em agosto, com data definida por cada CEL.

"O ensino da língua estrangeira faz parte do currículo da rede estadual e pode ser ampliado nos Centros de Estudos de Línguas. Em 2014, a Secretaria recebeu mais de 60 mil matrículas só no segundo semestre. Outra opção para os alunos de São Paulo são os cursos online de inglês e espanhol oferecidos pela Evesp [Escola Virtual de Programas Educacionais]", explica o secretário da Educação, Herman Voorwald. Nessa plataforma, os estudantes escolhem o ritmo e o melhor horário para estudar. Além disso, a ferramenta conta com tutores virtuais à disposição para tirar dúvidas sobre os temas e exercícios.

6 motivos para aprender um novo idioma

. exercita o cérebro e amplia a memória. Por isso, quanto mais cedo iniciar o contato com uma língua estrangeira, melhor.

. encurta a distância entre pessoas de hábitos e países diferentes. Ou seja, um brasileiro pode se tornar amigo de um finlandês e utilizar o inglês para trocar ideias e informações;

. facilita a leitura de textos originais, sem a necessidade de traduções;

. nas viagens, ajuda a encontrar os destinos e vivenciar a cultura local sem o auxílio de guias ou intérpretes;

. no trabalho, empresas costumam dar chances e melhores salários a quem tem facilidade com o idioma, além do português;

. esqueça as legendas e dublagens: quem domina outra língua pode assistir filmes e séries com o som original.

Comentários