Educação

Publicado: Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dedo de Gente: um projeto emocionante na série Web do Bem

Conheça a loja virtual dos jovens do Vale do Jequitinhonha.

Crédito: Gianfranco Briceño Arévalo Dedo de Gente: um projeto emocionante na série Web do Bem
Trabalho artesanal dos jovens da Dedo de Gente

por Deborah Dubner

É com alegria que a série Web do Bem traz ao leitor um projeto ímpar, que reúne educação, empreendedorismo socioambiental, formação de cidadania, criatividade e muito mais! Trata-se do Dedo de Gente, uma cooperativa que resultou do aprendizado e do trabalho, artesanalmente concebidos e pacientemente aprimorados, desde 1996, pelas diversas unidades de produção solidária – as "fabriquetas" – formadas e dirigidas por moças e rapazes do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais.

Esse projeto nasceu como consequência de um processo educativo iniciado há 26 anos pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), liderado pelo educador Tião Rocha.

“Quando a ideia surgiu, o artesanato era apenas um meio para desenvolver habilidades artísticas dos jovens, uma "desculpa" para promover a educação da convivência. Com o tempo a produção se ampliou, em diversidade e qualidade, e hoje somos 10 fabriquetas: serralheria, marcenaria, bordados & arranjos florais, cartonagem, tinta de terra, doces & licores, e casinhas de passarinho – nossa imobiliária para quem sabe voar. Recentemente, incorporamos as fabriquetas de cultura e tecnologia, com serviços na área de audiovisual e softwares. Os instrumentos são outros, mas o propósito, o mesmo: gerar possibilidades inovadoras de desenvolvimento humano e profissional, comprometido com os valores de nossa cultura e o ambiente em que vivemos.”, conta Tião.

Mais de 2 mil produtos diferentes já foram criados e 200 estão no portfólio permanente. Peças que contam a história e as estórias do sertão das Gerais, da cultura do povo, das cores da terra. Atualmente a dedo de Gente tem 85 cooperados e cerca de 70% do orçamento provém das vendas. Muitos já foram recrutados por empresas da região e alguns montaram negócios próprios.

Origem

A cooperativa Dedo de Gente começou fazendo sabão. Hein?! Mais uma invencionice de Tião Rocha, a Pedagogia do Sabão parte do raciocínio de que podemos e devemos aproveitar todos os recursos que temos à mão. Uma ideia tão simples – e, por isso mesmo, transformadora.

Tião Rocha explica: “Na roça, todo mundo sabe fazer sabão, é uma coisa que não custa quase nada, até de cachorro morto dá pra fazer, os recursos têm em casa ou na natureza. É fácil de ensinar, e é uma coisa que todo mundo precisa! Fazer sabão é a sabedoria de deixar de ser consumidor passivo para ser produtor ativo.”

Compromisso ambiental

O compromisso ambiental do Dedo de Gente tem raízes bem plantadas nesses princípios. Os integrantes contam: “Aqui, não tem desperdício, não tem compra de material. Evitamos o uso de produtos tóxicos e materiais não recicláveis. Economizamos água e energia, por que isso é bom pro nosso negócio e pro mundo todo. Mais importante, levamos essas práticas para casa, estendendo a nossas famílias as boas idéias que aprendemos aqui. Também procuramos sempre fornecedores locais, para evitar impactos do transporte. Usamos frutas da época, fazendo doces muito mais frescos e gostosos, respeitando o tempo da natureza.”

A mais poética expressão do compromisso ambiental do Dedo de Gente é a Imobiliária para Quem Sabe Voar, que fabrica casas de passarinhos. As casinhas simbolizam cuidado com os animais e aproveitamento de restos, gerando aprendizagem e renda. Todas as sobras das outras fabriquetas são utilizadas para construção de casinhas.

Protagonismo

No Dedo de Gente, os jovens cooperados não são o “público beneficiário do projeto” – são os atores principais de tudo que acontece, verdadeiros protagonistas. E como se faz isso? Com muito investimento no desenvolvimento pessoal de cada um. Não é fácil nem rápido, mas é absolutamente possível, como é claramente demonstrado, após 15 anos de trabalho. “Aprendemos a fazer isso através de um profundo processo pedagógico, baseado em muitas rodas, dinâmicas, brincadeiras e diálogo. Aqui na cooperativa é assim: aprendemos a ser protagonistas não só deste negócio, mas de nossa própria vida.”, contam os integrantes.

Raízes e frutos

Quando aprendemos a valorizar nossas raízes, nos sentimos mais completos, mais criativos, mais felizes. Cresce o respeito pelos antigos, e a vontade de fazer a diferença. Um trabalho de pesquisa, de observar as pessoas da comunidade, cavaleiros, vendedores na feira, benzedeiras. Nas criações são retratadas pessoas e sentimentos. Cada peça tem nome. Nelas os criadores das obras se deparam com cenas do nosso cotidiano da própria comunidade.

Retratar a essência do dia a dia, resgatar fazeres esquecidos, mostrar o homem e a mulher do sertão, é o que renova a auto-estima de toda a equipe. “É isso que nos transforma como indivíduos. Antes eu não dava valor para as coisas daqui, para a cultura da cidade. Agora, eu tenho outro olhar...” Estes depoimentos são comuns entre os jovens participantes.

“Na Dedo de Gente aprendemos mais que simplesmente executar técnicas: aprendemos a ser solidários, ter comprometimento com o trabalho e conquistar nossa auto-suficiência”, dizem os participantes. E isso muda tudo!

O que você vai encontrar no site

Loja Virtual: a arte do sertão se manifesta de muitas formas nessa loja virtual, com produtos exclusivos e altamente criativos. Você encontrará artigos feitos em madeira, ferro, bordados, retalhos, tintas de terra, flores e frutas do sertão e do cerrado. Cds, DVDs, e saborosos doces caseiros. Tudo isso, embalado com muito cuidado e afeto – as embalagens também são feitas lá mesmo, na fabriqueta de cartonagem.

Institucional – Entenda sobre a cooperativa, prêmios recebidos, parceiros, etc.
Atividades – Veja detalhes dos trabalhos que estão sendo realizados na área de artesanato, cinema, música e software. Veja fotos, vídeos, leia histórias das criações. Os projetos e as inovações não param!!!

#Fazdiferença

Não é por acaso que o projeto se chama Dedo de Gente. Ele leva esse nome porque é muito diferente desses projetos que usam modelos prontos, criações de designers a serem copiadas por jovens aprendizes. Na Dedo de Gente, os jovens é que são os artistas. Com isso, ganham um no

Canal Youtube Dedo de Gente

Leia mais: www.dedodegente.com.br

Comentários