Educação

Publicado: Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Conversando com Augusto Cury

O escritor sugere mudanças nas atitudes de pais e mestres.

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Conversando com Augusto Cury
Augusto Cury recebeu um livro sobre Porto Feliz das mãos do Prefeito Maffei

Veja as fotos desta notícia no Flickr

por Deborah Dubner

“É no anonimato que nós desempenhamos a mais bela lição do traçado de nossa história”.

Assim começou a palestra do médico, psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, que tem mais de 15 milhões de livros vendidos no Brasil e no mundo.

Cury se curvou diante dos 700 educadores presentes no evento de abertura do ano letivo de Porto Feliz, agradecendo a presença e enaltecendo a profissão do professor. Com genuína humildade, ele questionou o culto a celebridades, deixando claro que ninguém é melhor do que ninguém: “Todos os seres humanos têm brilho. O que precisamos é de professores que façam a diferença, que influenciem e eduquem com sensibilidade, altruísmo e generosidade. Afinal, não existe nada mais nobre do que ser apenas e simplesmente um ser humano.”

As perguntas mais difíceis

O que somos? Quem somos? Essas perguntas são as mais difíceis de responder. Filósofos, escritores, médicos e poetas circulam por estas questões da existência humana, mas alcançam uma compreensão limitada sobre o grande mistério da vida.

Na visão de Cury, o professor deve ser capaz de estimular seus alunos a fazerem a viagem mais difícil: para dentro de si mesmos.

Emoção: o pulsar da aprendizagem

O que é essencial para aprender? O que as escolas estão ensinando?

“Professores são poetas da vida, mas o sistema está doente porque tem gasto anos estimulando o córtex cerebral com funções equivocadas. O ensino tem estimulado erroneamente o uso da memória como depósito de informação. Mas ela deve servir como base da intuição, promovendo interação, capacidade de se colocar no lugar do outro e ensinando a proteger a nossa emoção”, alertou o pesquisador.

E o que seria proteger a emoção? “A indústria de seguros estimula contratos de seguro de imóveis, automóveis e tantos outros, mas não aprendemos a assegurar o território mais importante, que é a nossa emoção”, afirmou Cury. Ilustrando a palestra com casos reais, ele passou conceitos práticos dos ensinamentos essenciais: não discriminar, pois é uma atitude desumana; aprender a doar-se sem esperar a contrapartida; aprender a lidar com decepções, pois elas são inevitáveis; aprender a pedir desculpas sempre que errar; não manter a posição de estar sempre certo; cultivar a arte da dúvida; cultivar a arte da crítica.

Dicas simples e profundas para pais e mestres

- Um educador que quer ser grande tem que se fazer pequeno, fazer de cada aluno um ser especial e não um número.

- Uma das maiores armadilhas do intelecto é ter a necessidade neurótica de estar sempre certo. Desista! Conte suas histórias, mostre sua vulnerabilidade e seja humano.

- Cinco segundos podem mudar uma vida para o bem ou para o mal. Pense antes de reagir. Fique no silencio antes de proferir palavras e atos que podem humilhar uma pessoa.

- Elogiem publicamente e critiquem em particular. É possível treinar essa atitude!

- Não seja um manual de ética certo X errado. Aprenda a abrir o portfólio de sua vida, chorando suas lágrimas para ensinar seus filhos a chorarem as deles.

- Ensine que a vida não é um céu sem tempestade, nem um caminho sem acidentes.

- Os verdadeiros heróis são aqueles que reconhecem sua vulnerabilidade, sabem que erram e podem aprender com suas mazelas.

- Ensinem seus filhos e alunos que eles têm um EU, que o EU é muito mais do que um simples pronome.

- Os fracos excluem, os fortes abraçam. Os fracos criticam excessivamente, os fortes dizem “eu acredito em você”.

 Pequenas Grandezas

Admirar o belo, apreciar as coisas simples da vida, olhar cada ser humano como um brilho em potencial. Acolher, ouvir, aprender a compartilhar emoções, aceitar e reverenciar a própria humanidade e das pessoas ao nosso redor. São pequenas grandezas, porque estão ao alcance de nossas mãos e geram resultados extraordinários. Aperte o botão de partida e boa viagem!

Comentários