Educação

Publicado: Quinta-feira, 14 de abril de 2016

Centro Madre Teodora participa de programa do Museu da Energia de Itu

Alunos visitaram exposição e integraram ação educativa.

Crédito: Divulgação/Museu da Energia Centro Madre Teodora participa de programa do Museu da Energia de Itu
Crianças durante visita ao Museu da Energia de Itu

Durante o mês de abril, o Museu da Energia de Itu recebeu os alunos do Centro Promocional Madre Teodora para as atividades do Programa de Formação de Público.

O Programa tem como objetivo disponibilizar a unidade museológica a comunidade educacional da cidade, como uma ferramenta pedagógica não formal, capaz de construir a identidade cultural, o sentimento de pertinência afetiva e de lugar junto aos educandos.

Os alunos visitaram a exposição “História, Energia e Cotidiano” e participaram da ação educativa “Objetos que contam a história”, que visa estimular a percepção dos indivíduos sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação e criando afinidades com exposição. Os objetos, são “portadores de narrativas”, carregam em si uma carga de informações, sua história enquanto objeto, e sua relação com processos históricos.

Programa Formação de Público do Museu da Energia de Itu

Implantado pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu, em 2012, o Programa de Formação de Público oferece visitadas mediadas e diversas ações educativas com temas como patrimônio e identidade cultural.

O Programa recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro (2012), concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O Prêmio consiste em reconhecer e valorizar as práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.

Agendamentos

As instituições de ensino interessadas em participar do Programa de Formação de Público do Museu da Energia de Itu, podem entrar em contato com o Setor Educativo da unidade através do telefone (11) 4022-6832 ou pelo e-mail [email protected]. O Museu fica na rua Rua Paula Souza, 669 - Itu/SP.

Comentários