Educação

Publicado: Quarta-feira, 22 de julho de 2015

Centro de Estudos de Línguas oferece vagas para o 2º semestre

Alunos têm até o fim de julho para garantir inscrição.

Alunos do Fundamental (a partir do 7º ano) e Médio da rede estadual de ensino têm até o fim de julho para garantir uma vaga no Centro de Estudos de Línguas (CEL). No segundo semestre, as unidades vão oferecer aulas gratuitas de alemão, espanhol, francês, italiano, japonês ou mandarim. Os cursos são ministrados por professores da Secretaria da Educação de São Paulo. Entre fevereiro e junho, mais de 67 mil estudantes estavam matriculados em turmas do CEL.

A oferta de vagas e idioma varia de acordo com a região. São, ao todo seis, módulos semestrais, sempre oferecidos no contraturno das aulas regulares. Ao fim do período, os aprovados recebem certificado de conclusão. Para fazer a inscrição, é preciso comparecer a uma das 223 unidades espalhadas pelo Estado com cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Na rede paulista, o idioma mais procurado pelos estudantes é o espanhol. Nos últimos anos, porém, os Centros registraram um aumento significativo por aulas de mandarim e japonês. Em apenas três anos, o número de inscrições passou de 858 para 1.498 - um crescimento de 74,5%. Nas aulas, os alunos têm a chance de aprender a língua, com auxílio de filmes e mangás, e também conhecer um pouco mais sobre os países da Ásia.

“É o espaço ideal para quem quer aprender um novo idioma e, ao mesmo tempo, ampliar a bagagem cultural. As aulas são dinâmicas, com foco na conversação e na gramática. Os alunos também utilizam um material próprio, de acordo com a língua, e que dialoga com o cotidiano dos jovens”, explica Valéria Tarantello, coordenadora do CEL.

Em Itu, o Centro de Estudos de Línguas está localizado na Escola Estadual “Regente Feijó”, que fica na Rua dos Andradas, nº 412, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4013-1015 e (11) 4022-2625 ou através do site www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas.

Comentários