Educação

Publicado: Terça-feira, 29 de maio de 2018

Alunos do Colégio Monteiro Lobato organizam simulação da ONU

Projeto ONU Jovem reuniu estudantes do Ensino Médio.

Crédito: Gabriela Botteon Pereira Alunos do Colégio Monteiro Lobato organizam simulação da ONU
Caracterizados como Delegados e Chefes de Estado, alunos lideraram discussões sobre temas de relevância mundial

No último sábado, dia 26 de maio, o Ensino Médio do Colégio Integrado Monteiro Lobato organizou mais uma edição da ONU Jovem, projeto de simulação da Organização das Nações Unidas com o objetivo de estimular o debate sobre temáticas de ordem mundial, além de promover o senso crítico e a capacidade de argumentação.

A ONU Jovem contou com a participação de cerca de cem adolescentes, caracterizados como Diplomatas e Chefes de Estado, com a missão de negociar e discutir com os outros participantes assuntos de relevância política, econômica ou social dos países que representaram. Além de alunos do “Monteiro Lobato”, o evento foi prestigiado por estudantes convidados da Escola Estadual “Professor Pery Guarany Blackman” e de uma instituição de ensino de Sorocaba.

Promovido pelo professor de História Marcelo Leite, o projeto foi resultado de pesquisas e estudos sobre três temas principais que integram as discussões atuais da ONU: refugiados, extrema pobreza e AIDS. As temáticas foram selecionadas pelos alunos líderes Gabriel Bruni, Giovana Armelin, Guilherme Azevedo, Gustavo Godoi, Letícia Dall'Oca e Letícia Simão. “Ao longo da semana, todos participaram de aulas especiais e receberam orientações sobre como desenvolver a argumentação e a oratória. A principal proposta é o desenvolvimento pessoal, possibilitando que eles parem para pensar sobre as complexidades do mundo”, destaca o educador.

Marcelo ainda observa que, na edição deste ano, a ONU Jovem teve como um dos principais resultados o desenvolvimento da empatia entre os adolescentes. “Os alunos chegaram à conclusão do quão importante é se colocar no lugar do outro e entender o ponto de vista de quem vivencia realidades muito diferentes das nossas”, ressalta.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.

Melhores escolas de Itu

De acordo com a base bruta de dados divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o Colégio Integrado Monteiro Lobato obteve o melhor desempenho entre as escolas de Itu no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2016. Os alunos do “Monteiro Lobato” obtiveram a média 626,3. Leia mais!

Comentários