Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 23 de junho de 2015

Procon-SP multa quatro operadoras de telefonia móvel

OI, TIM, Claro e Vivo terão que pagar juntas R$22,7 milhões.

Crédito: Divulgação/Fundação Procon-SP Procon-SP multa quatro operadoras de telefonia móvel
Coletiva de imprensa na sede da Fundação Procon-SP

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, multou as operadoras de telefonia móvel OI, TIM, Claro e Vivo por quebra de contrato e bloqueio de internet móvel nos planos vendidos como ilimitados. O anúncio das autuações foi realizado no dia 22 de junho, na Coletiva de Imprensa na sede da fundação.

Multas por empresa

OI – R$ 8.002.807,00

TIM – R$ 6.648.653,00

Claro – R$ 4.553.653,00

Vivo/Telefônica – R$ 3.553.986,67

“Estas empresas burlaram e continuam burlando o Artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor que estipula os direitos básicos do consumidor, principalmente quanto a direito a informação adequada e clara na contratação de produtos e serviços. A informação é imprecisa, o consumidor não sabia que durante o contrato haveria mudanças”, afirma a diretora-executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro.

As operadoras já receberam cópias das autuações e poderão recorrer da decisão, ou pagar o valor à vista com desconto, e ainda, parcelar o débito, conforme prevê a Portaria 45.

Estas operadoras já possuem débitos junto ao órgão devido a multas em outras ocasiões: Vivo/Telefonica, R$ 176 milhões de reais; Claro, R$ 34 milhões de reais; TIM, R$ 30 milhões de reais e OI, R$ 316 mil reais.

A multa aplicada pelo Procon-SP poderá ainda se somar a que foi arbitrada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, na ação movida em 11 de maio pelo Procon-SP , que prevê pelo descumprimento a multa de R$25 mil por dia para as operadoras que descumprirem a decisão de manutenção dos serviços contratados pelos consumidores sem corte da internet.

Orientações ao consumidor

- aqueles que diante do corte inesperado tiveram que mudar ou adquirir novos pacotes para continuar usando o serviço, devem guardar a documentação pertinente para que sejam ressarcidos por meio de bônus ou descontos na conta;

- manter as mensagens enviadas pelas operadoras informando o corte.

O Procon-SP disponibilizou um canal específico, destinado aos consumidores residentes no Estado de São Paulo, para o registro de reclamações de bloqueio injustificado de internet móvel. Acesse!

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