Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 9 de agosto de 2016

5 segredos simples para investir nas redes sociais profissionalmente

Camila Porto ensina dicas para passar credibilidade e vender.

Metade da população brasileira está no Facebook. Embora isso mostre o potencial de crescimento da rede social, também demonstra o poder de alcance de estar presente neste ambiente com a empresa. Camila Porto, especialista em Internet Marketing e criadora do treinamento online Facebook Essencial, destaca que ainda existem muitas dúvidas quanto ao uso da rede social. “Existe um novo grupo de pessoas que está entrando agora no Facebook como empresa, por isso decidi oferecer algumas dicas básicas que servem para qualquer um que esteja iniciando o seu negócio”.

1- Criar uma página

Muitas pessoas ainda criam perfis, como se a empresa fosse um usuário do Facebook. A especialista conta que o ideal é criar uma página. “Além de deixar claro que é um negócio, e ainda seguir as regras internas do Facebook, a página permite que você tenha acesso a métricas de quem está interagindo”, explica.

2- Fotos pessoais x Logo

Segundo Camila, a imagem para a foto de perfil varia muito. Os empreendedores que representam o próprio negócio, como profissionais liberais, por exemplo, devem utilizar a própria imagem, mas as empresas que são simplesmente pessoas jurídicas devem usar a logomarca. “Se o seu negócio tem uma mascote, ela com certeza será bem-vinda na foto de perfil, mas caso não tenha, fique com o logo”, explica a especialista, que sugere algumas mudanças esporádicas na imagem, seja com uma cor diferente para uma campanha, ou algum selo que celebre uma data especial.

3- Não fazer promoções sem pensar

Muitos ainda têm dúvidas quanto a realizar promoções no Facebook. Antes proibidas, hoje as promoções são possíveis e permitidas pela rede social. Mas Camila alerta para dois fatores: existem leis vigentes no Brasil que precisam ser estudadas, como a Portaria 422 para concursos culturais, e as diretrizes do Ministério da Fazenda e da Caixa Econômica Federal para promoções comerciais. Além de sugerir o uso de aplicativos específicos de promoções, a especialista sugere que estas ações sejam claras e não repitam o pedido clichê de “curta e compartilhe”. “Sei que isso gera interação, mas não é a melhor opção porque não vai gerar interessados verdadeiros na sua marca, então você pode levar os fãs para uma página de captura de e-mails, por exemplo”.

4- Não convidar todo mundo para curtir

Você quer ter muitas pessoas curtindo a sua página, certo? Então a melhor coisa é sair convidando todos os amigos para “dar aquela força”? Errado! Segundo Camila Porto, esta é a pior estratégia, pois levará à página da empresa pessoas que não são público-alvo. “De nada adianta ter um monte de curtida na sua página se ninguém interage, e pior, se ninguém está disposto a comprar o seu produto ou serviço”, explica Camila. O segredo é anunciar e criar estratégias para ter apenas pessoas com potencial de se tornar cliente.

5- Pesquisar o público-alvo

Devido à dica anterior, Camila destaca que o maior erro de uma página no Facebook é, na verdade, um erro básico de marketing, independente de ser na internet: não saber quem é o público-alvo. “Faça pesquisas ou determine para quem você quer vender, veja quais as preferências, os gostos e os hábitos dos seus potenciais consumidores, e publique para eles, fale apenas com eles”, conclui.

Comentários